Árvores morrem envenenadas por morador da Grande SP


Árvores morrem envenenadas em Suzano
Duas árvores da espécie jambolão, localizadas na Vila Figueira, em Suzano, na Grande São Paulo, morreram envenenadas por um morador do bairro. Elas tiveram que ser removidas do local devido ao risco de queda. Homem responderá na Justiça pelo crime ambiental.
No vídeo acima, é possível ver o homem injetando algo no tronco da árvore. A ação leva poucos segundos.
✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
O caso chegou à Prefeitura, na segunda-feira (20), através de uma denúncia feita por outro morador. Ele notou que as folhas estavam caindo e os troncos e galhos secando.
Segundo a administração municipal, no dia seguinte à denúncia, um laudo técnico confirmou as mortes por envenenamento. A avaliação identificou perfurações no tronco, realizadas por uma furadeira, que inseria o herbicida, utilizado para matar árvores.
Morador usou uma furadeira para perfurar o tronco da árvore e aplicar herbicida
Wanderley Costa e Mauricio Sordilli/Secop Suzano
Além disso, uma das árvores estava com marcas de anelamento. Que é um corte destinado à remoção da parte exterior do lenho, que, quando cortado, interrompe o transporte de seiva elaborada. Dessa forma, a árvore seca, perde suas folhas e morre.
Por segurança à integridade das casas ao redor e dos pedestres que passam pela via, na quarta-feira (22), as árvores precisaram ser removidas, pois havia a possibilidade de queda.
O laudo recomendou a substituição delas por uma espécie nativa, preferencialmente de mesmo porte, para que os benefícios ambientais sejam mantidos. A Prefeitura informou que o replantio deve ocorrer nas próximas semanas, no mesmo local.
Leia mais
Rua Ipiranga tem trecho interditado neste domingo em Mogi das Cruzes
Foragido suspeito de roubar carga de botox de R$ 7 milhões é preso em Itaquaquecetuba
Veja tudo sobre o Alto Tietê

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *