‘Acarajé do amor’ criado por quituteira sergipana.
Reprodução/ Redes Sociais
A Associação de Baianas de Acarajé (Abam), em Salvador, emitiu uma nota de repúdio, nesta sexta-feira (1º), contra alterações feitas na receita do quitute para se assemelhar ao “morango do amor”, em Aracaju (SE) e Maceió (AL).
Normalmente, o acarajé é acompanhado do caruru, vatapá, camarão e salada vinagrete. No entanto, os bolinhos batizados de “acarajé do amor” vendidos nesses dois municípios são servidos com doce e morango.
📲 Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do g1 Bahia
Em nota, a Abam reforçou a tradição do ofício das baianas e do acarajé e disse que não aceita qualquer tipo de alteração na receita e modo de preparo dos quitutes, destacando a atitude como “sem propósito”.
“Somos empreendedoras ancestrais e focadas na tradição deixada por nossos antepassados, sem surfar nas influências contemporâneas sem propósito”, diz o pronunciamento.
Conheça os ‘acarajés do amor’
Acarajé do amor em Maceió
Reprodução/Redes Sociais
Na cidade de Maceió, a iguaria é servida no Acarajé da Irmã Jane, de forma parecida com o tradicional, recheando o quitute. Porém, ao invés dos acompanhamentos tradicionais, são colocados brigadeiro convencional, brigadeiro de leite em pó e morangos.
Já em Aracaju, mini-acarajés são cobertos por brigadeiro de leite em pó e caramelo. Em entrevista ao g1 em Sergipe, a empreendedora Ingrid Carozo, de 36 anos, disse que teve a ideia após o sucesso do “morango do amor”.
“No dia que eu vi que o morango do amor estava em alta, comprei os ingredientes e junto com a cozinheira fizemos o acarajé do amor e divulgamos na rede social do nosso estabelecimento”, contou.
Mas a sergipana reforçou que o objetivo não é ferir a tradição. “Eu acho normal dividir opiniões, ninguém pensa igual a ninguém, a gastronomia pode ir além da nossa imaginação. Eu entendo as críticas e respeito a religião, porém teve outra cidade que fez e não houve crítica. […] O acarajé do amor foi feito pra divulgação, só para entrar no clima do momento”.
O estabelecimento da família funciona há 26 anos na Zona Sul de Aracaju e é conhecido por receitas que mudam a forma tradicional de servir o quitute:
acarajéburguer;
acarajé com creme de avelã;
acarajé pizza;
espetinho de acarajé.
LEIA TAMBÉM:
Memorial das Baianas de Acarajé, no Centro Histórico de Salvador, é entregue após passar por obras de revitalização
No aguardo da renovação do título de patrimônio cultural, baianas do acarajé celebram dia nacional com missa e manifestações culturais
Historiador e antropólogo da BA explicam por que acarajé pode ser reconhecido como patrimônio histórico cultural de outro estado
Acarajé cor-de-rosa gera polêmica em Salvador
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻