Atuação de alunos da Univás emlar de idososem Borda da Mata é destaque regional – Crédito: Divulgação/ Univás.
Acadêmicos da Univás vem obtendo destaque regional pelo trabalho desenvolvido junto a 39 idosos no Lar Irmã Maria Augusta, anexo à nova Unidade do Complexo Hospitalar Samuel Libânio, em Borda da Mata. Os atendimentos dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição começaram a ser realizados no início de agosto deste ano.
O superintendente administrativo, Gustavo Tibúrcio, afirma que a atuação dos acadêmicos vem sendo enriquecedora e imprescindível.
“A atuação hoje de todos os acadêmicos da Univás, seja de fisioterapia, nutrição, enfermagem, que são os quadros que nos atendem atualmente, vem sendo engrandecedor em todos os pontos. A atuação é muito importante na questão de aspecto assistencial aos nossos idosos, e em relação aos nossos profissionais, eles também se habilitam junto. Para os idosos é maravilhoso e eles ficam contando as horas para os dias de atendimentos. Para os acadêmicos, acredito ser um grande ganho, uma evolução gigantesca. Então pra todos, é maravilhoso tanto para o processo assistencial quanto emocional”, avalia Gustavo.
Conforme o coordenador do curso de Fisioterapia, Diego Openheimer, foi construído um novo serviço de fisioterapia com equipamentos novos e modernos para atender as demandas e trazer qualidade aos idosos assistidos no Lar Irmã Maria Augusta. O responsável pelas atividades de saúde, professor Jonas Isaac da Rosa, conta como são desenvolvidas em Borda da Mata.
“Promovemos esse atendimento para fazer com que esses idosos se tornem cada vez mais funcionais, para que eles tenham uma independência e melhorem a qualidade de vida. São 10 acadêmicos de extensão e cinco de estágio desenvolvendo essa atividade aqui. Toda terça fazemos esses exercícios. Então, eles conseguem fazer atendimento e colocar em prática tudo que eles estão vendo dentro de sala de aula. Na fisioterapia, tem uma área específica para a saúde do idoso e aqui, nossos alunos são preparados para sua futura profissão na prática, sempre sob nossa supervisão”, conta Jonas.
A acadêmica Alice Rodrigues Pereira, que é natural de Borda da Mata, agradece a oportunidade de desenvolver seu lado profissional e aprofundar seu aprendizado.
“É uma experiência única que a Univás está proporcionando para nós alunos, porque atuar, estar aqui junto com os idosos, estando junto com os professores também, é muito importante. Essa vivência é incrível, conseguimos fazer e acompanhar a ficha de evolução do paciente. Tudo isso agrega muito tanto no conhecimento quanto também no nosso histórico escolar. Além de tudo, é muito emocionante ver o desenvolvimento dos idosos”, pondera Alice.
Os alunos do último período do estágio supervisionado do curso de Enfermagem também estão realizando suas atividades práticas no Lar Irmã Maria Augusta.
“Nesse ambiente, os docentes prestam assistência direta aos moradores por meio de diversos procedimentos, como exame físico, passagem de sonda vesical de demora, curativos e outros cuidados essenciais. Essa atuação permite que os estudantes acompanhem e participem das práticas clínicas, vivenciando situações reais de cuidado”, conta o professor Geraldo Magela Salomé.
Segundo ele, a experiência tem proporcionado aos alunos uma aprendizagem rica e significativa, contribuindo para o desenvolvimento de competências técnicas, senso crítico, empatia e responsabilidade profissional. Além disso, a atividade acadêmica fortalece a integração entre teoria e prática, preparando-os para os desafios da atuação na área da saúde.