Prefeito vai decretar estado de emergência em Monte Alegre de Minas devido à escassez de água
Cíntia Franco/TV Integração
A falta de água em Monte Alegre de Minas, no Triângulo Mineiro, levou à suspensão das aulas nas escolas municipais nesta sexta-feira (3). A medida foi tomada pela Prefeitura após uma queda drástica no nível do Rio Babilônia, principal fonte de abastecimento da cidade.
Segundo a administração municipal, o reservatório responsável pela captação apresentou uma redução anormal no volume de água, o que comprometeu o fornecimento para diversas regiões. Apenas as creches mantiveram as atividades normalmente.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Triângulo no WhatsApp
Em nota divulgada para a imprensa, a Prefeitura de Monte Alegre de Minas informou que, diante da gravidade da situação, será decretado estado de emergência em todo o território municipal. A Prefeitura também afirmou que está adotando medidas emergenciais para garantir o abastecimento e pede que a população colabore economizando água.
Para ajudar a enfrentar o período de escassez, o Município orienta os moradores a adotarem práticas conscientes de uso da água:
Tome banhos mais curtos
Feche bem as torneiras e corrija vazamentos
Evite lavar carros, quintais e calçadas
Reaproveite a água sempre que possível
LEIA TAMBÉM:
Uberaba bate 37 ºC e chuva deve chegar no fim de semana
Manobras de contingenciamento de água continuam em Uberaba
Frio fora de época e chuvas derrubam temperaturas no Triângulo e Alto Paranaíba
⛈️ Sem previsão de chuvas por enquanto
Apesar da ocorrência de pancadas de chuva no início da primavera, o geógrafo William Borges explicou ao g1 que ainda não se trata do início do período chuvoso, que deve começar apenas no fim do ano.
Nas regiões do Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas, a estação mais florida do ano deve ser mais quente que a média histórica, com destaque para outubro, que deve concentrar novos picos de calor antes do início das chuvas regulares. Assista ao vídeo abaixo.
Período chuvoso deve começar só no final do ano
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas