Autor do interior de SP é o primeiro brasileiro indicado a um dos maiores prêmios literários da França
Thales Murilo/Divulgação
Pela primeira vez na história do Prix du Roman de l’Année, um autor brasileiro aparece entre os pré-selecionados para o prestigiado prêmio literário francês. O jornalista e escritor Oséas Singh Jr., de Salto (SP), foi indicado com o romance “Le refuge des héros fatigués”, lançado originalmente no Brasil como “Estância dos Heróis Combalidos”.
“É meu romance de estreia”, afirma Singh Jr., que já havia ganhado destaque internacional com a obra distópica Banal Apocalypse, publicada em inglês em 2021. Agora, com a indicação ao Prix du Roman, o autor dá um novo salto na carreira literária.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
A obra, publicada em francês pela editora digital FoxTablet, se destaca por sua narrativa tragicômica e originalidade: o narrador é o próprio coreto da praça central da fictícia Amada dos Anjos, uma cidade turística arrasada por uma endemia alcoólica. “Inspirei-me no coreto da cidade de Salto (praça da Matriz) para escrever o livro, onde a população de rua se abrigava”, conta o autor.
Na tentativa de salvar o turismo local, autoridades decidem transformar moradores de rua em super-heróis fantasiados. Mas, quando esses “heróis combalidos” resolvem assumir o controle de seus destinos, a história mergulha numa sátira profunda sobre a condição humana.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Votação popular
O Prix du Roman é promovido pela Académie des Lecteurs e ocorre em duas etapas. Na primeira, dezenas de clubes de leitura francófonos selecionam cinco romances inéditos publicados ao longo do ano. “Essa indicação é importante porque é plural, envolve dezenas de clubes e círculos de leitura de países e territórios francófonos”, destaca Singh Jr.
Na segunda etapa, o público vota em sua obra favorita entre 30 de outubro de 2025 e 15 de janeiro de 2026, com o vencedor anunciado em 20 de janeiro.
Além de Singh Jr., concorrem ao prêmio os autores Christopher Bouix (Le mensonge suffit), Hemley Boum (Le rêve du pêcheur), Sophie Jomain (Le vent souffle sur little Balmoral) e Amélie Nothomb (Tant mieux).
Singh Jr. tem mais de 40 anos de carreira como jornalista e é pós-graduado em História da Arte e da Cultura pela Unicamp. Sua estreia na literatura foi com “Adeus Cinema – Vida e Obra de Anselmo Duarte” (1993), obra reconhecida por reescrever a história do cinema brasileiro.
Oséas Singh Jr., de Salto (SP), foi indicado com o romance ‘Le refuge des héros fatigués’
Thales Murilo/Divulgação
Obra foi publicada em francês pela editora digital FoxTablet
Divulgação
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí