Avião com ministro sai da pista e pega fogo no Congo
Um avião que transportava o ministro da Mineração do Congo e uma delegação de 17 funcionários caiu e pegou fogo ao pousar nesta segunda-feira (17).
A aeronave, uma Embraer ERJ-145 da Airjet Angola, foi fretado para voar de Kinshasa para Kolwezi, na República Democrática do Congo, na manhã desta segunda.
✅ Siga o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Mas a aeronave que transportava o político Louis Watum Kabamba pegou fogo ao sair da pista no Aeroporto de Kolwezi. Ao parar de barriga para baixo fora da pista, a área da cauda pegou fogo.
Milagrosamente, os ocupantes e os pilotos evacuaram sem ferimentos segundos antes de o veículo pegar fogo e ser destruído pelas chamas.
“A aeronave vinha da capital, Kinshasa, quando saiu da pista durante o pouso no aeroporto de Kolwezi, na província de Lualaba”, afirmou Isaac Nyembo, assessor de comunicação do ministro.
Segundo o governo congolês, o ministro estava viajando para acompanhar um acidente em uma mina perto de Kolwezi, onde mais de 40 trabalhadores morreram no desabamento de uma ponte devido às chuvas no sábado (15).
A autoridade de aviação do Congo abriu uma investigação para apurar o incidente.
Passageiros desembarcam às pressas de avião para escapar de incêndio após pouso no Congo em 17 de novembro de 2025.
Reprodução/redes sociais