Banco de leite materno registra queda nas doações
Reprodução/TV TEM
O Banco de Leite Humano da Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa, localizada na Zona Leste de Teresina, está com o estoque de leite materno abaixo do ideal, para atender os bebês prematuros internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A direção da unidade pede doações urgentes.
Atualmente, o banco conta com pouco mais de 30 litros de leite materno. O volume preocupa profissionais da saúde, que destacam a importância das doações para o crescimento saudável dos bebês. Um exemplo é a filha de Valdivia Ribeiro, que nasceu prematura e não pôde ser amamentada pela mãe, que não produzia leite suficiente.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
“Ela ficou na UTI e eu só podia vê-la durante o dia. À noite, o leite doado era o que a alimentava. Então, saber que ela estava recebendo o que precisava, mesmo sem eu oferecer, foi um conforto imenso”, disse Valdivia Ribeiro.
Segundo a coordenação da maternidade, as doações costumam cair durante férias e feriados prolongados. A volta ao trabalho e a rotina doméstica também dificultam a coleta de leite.
A coordenadora do Banco de Leite, Vanessa Paz, afirma que há dias o banco não consegue coletar leite suficiente para atender os bebês internados.
“A coleta ideal gira em torno de 10 litros por dia, o que nos permite recuperar o estoque. No entanto, há semanas não conseguimos manter esse volume diário, afetando significativamente nossa capacidade de distribuição para os bebês internados”, explica Vanessa.
Como doar
Toda lactante pode doar leite, processo é simples, seguro e pode ser feito em casa. É preciso estar saudável e com exames atualizados. A maternidade oferece:
Avaliação médica e triagem clínica
Orientações sobre coleta e armazenamento
Coleta domiciliar com agendamento por zonas da cidade
Acompanhamento por telefone ou redes sociais
O Banco de Leite atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para mais informações ou para agendar a doação, os telefones são: (86) 99947-0515 e (86) 3142-0574.
LEIA TAMBÉM:
Doadoras de leite materno terão direito à isenção da taxa de inscrição em concursos em Teresina
Sancionada lei que garante meia-entrada a doadoras de leite materno no Piauí
Conheça histórias de mães que doam leite humano para salvar bebês em UTIs
Produção de leite materno: OMS recomenda aleitamento nos primeiros 4 a 6 meses do bebê
Mês do aleitamento materno
A Semana Mundial da Amamentação, comemorada de 1º a 7 de agosto, promove a conscientização sobre os benefícios do leite materno para a saúde de bebês, mães e da sociedade como um todo.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o leite materno é o alimento mais completo para bebês até os seis meses. Ele pode reduzir em até 13% a mortalidade infantil entre crianças com menos de cinco anos.
Apesar dos benefícios, apenas 45,8% dos bebês no Brasil são alimentados exclusivamente com leite materno até os seis meses, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS).
Leite materno é o alimento mais completo para os bebês até os seis meses de vida
Reprodução
*Andréa Gomes, estagiária sob a supervisão de Ilanna Serena.
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube