Basílica Santuário de Nazaré recebe ‘primeira restauração integral’ desde 1909, quando foi inaugurada em Belém


Missa celebra entrega da primeira etapa do restauro da Basílica Santuário
Celebrações marcaram o primeiro dia da Basílica Santuário de Nazaré reaberta ao público, após uma grande restauração por 21 meses, a primeira integral desde 1909. As obras, agora, seguem na parte externa.
Na segunda-feira (8), ela foi reaberta ao fiéis e as celebrações seguiram nesta terça-feira (9), marcando a entrega oficial da primeira fase do restauro da Basílica, na parte interna da Igreja.
“É a primeira restauração integral da Basílica desde sua inauguração, em 1909″, informou Luci Azevedo, coordenadora geral do projeto de restauro.
📲 Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
Apenas ao final desta etapa de restauro interno, a basílica ficou uma semana fechada. Antes, as obras foram realizadas isolando algumas partes da igreja, incluindo o altar, que ficou coberto com uma grande fotografia.
“Tudo foi feito com o templo de portas abertas, respeitando a vivência de fé dos fiéis que frequentam diariamente o Santuário”, diz Luci.
Basílica Santuário de Nazaré recebe ‘primeira restauração integral’ desde 1909, quando foi inaugurada em Belém
Basílica Santuário de Nazaré/Reprodução
Restauro completo da parte interna da Basílica Santuário de Nazaré é concluído
A obra teve inicio em novembro de 2023 com cerca de 100 profissionais envolvidos. O trabalho é uma valorização do espaço que foi se desgastando ao longo do tempo.
As capelas, por exemplo, foram restauradas em 2024.
O projeto final prevê a reforma do altar principal, telhado, forro, os elementos decorativos, vitrais e capitéis, além da requalificação da cripta. O valor total da obra é de R$ 8.786.382,45.
Restauro da Basílica Santuário de Nazaré
Divulgação
VÍDEOS com as principais notícias do Pará

Confira outras notícias do estado no g1 Pará.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *