Bebê de 11 meses recebe o título de ‘prefeita’ de Boa Vista após concluir ‘universidade’


Thauany Ribeiro, a bebê prefeita de Boa Vista, e a avó dela, Ana da Silva Ribeiro.
Diane Sampaio/PMBV/Divulgação
Não é só uma bebê, é uma prefeita! Aprender a sentar, engatinhar, andar e falar são conquistas comuns nos primeiros meses de vida de uma criança. Mas aos 11 meses, a pequena Thauany Ribeiro soma mais um feito: “administrar uma cidade”. Isso porque ela recebeu o título simbólico de “bebê prefeita” de Boa Vista 2025.
O título foi entregue à prefeitinha pelo prefeito oficial, Arthur Henrique (MDB), nessa terça-feira (23). Ela foi empossada durante solenidade para comemorar os 12 anos do programa social Família que Acolhe (FQA), iniciativa voltada à primeira infância.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 RR no WhatsApp
👧👩‍💼 Thauany é a quinta bebê a assumir o “mandato”, substituindo Santiago José, “eleito” no ano passado. Na “posse”, ela também recebeu a chave da cidade. A iniciativa começou em 2021.
Ela é a mais nova e quinta filha — a única menina — da fiscal de caixa Mary Jane Ribeiro. Segundo a mãe, a prefeitinha está na fase de aprender a falar. “Papai” já sai com firmeza. A palavra “prefeita” ela anda ensaiando.
“Foi muito gratificante [ela] ter recebido o título de bebê prefeita. Não tinha acreditado na hora que me ligaram, depois foi cair a ficha. Foi um momento muito bom e importante para nossa princesa”, disse Mary Jane ao g1.
A bebê foi escolhida porque preencheu os critérios da competição, que são alinhados ao Selo da Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), como:
A mãe dela fez sete consultas pré-natais quando estava grávida;
Thauany nasceu de parto normal;
Foi amamentada, exclusivamente com o leite materno, até os seis meses de vida;
Está com o cartão de vacinas em dia;
Frequentou as aulas na Universidade do Bebê (UBB), do FQA;
É registrada e faz puericultura, que é o acompanhamento mensal do desenvolvimento.
🏫 A Universidade do Bebê é uma das principais atividades do programa social. As aulas abordam diversos assuntos relacionados ao desenvolvimento saudável do bebê, da primeira infância e o fortalecimento do vínculo afetivo entre pais e filhos. Thauany teve 98% de presença nos encontros.
“É muito gratificante ver que as famílias estão entendendo a importância da iniciativa e levando a sério o que incentivamos no programa. A Thauany e sua mãe Mary cumpriram todos os critérios para receber a chave simbólica da cidade”, explicou Naiara Paz de Souza, gerente da sede do Família que Acolhe, que também fez parte da comissão que escolheu a menina.
A mais nova “chefe” do Executivo sempre foi um bebê tranquilo e alegre, e começou a andar aos 10 meses. Thauany completa 1 ano no dia 2 de outubro e, agora, além de celebrar a vida, vai comemorar o novo título.
LEIA TAMBÉM:
Bebê de 4 meses é salvo por policiais militares após engasgar com leite em Boa Vista
Médica posta vídeo de bebê segurando DIU após o parto em Goiás
Bebê fica ferido ao cair de trocador de fraldas e bater a cabeça em São Paulo
Thauany Ribeiro, de 11 meses, foi “eleita” a bebê prefeita de 2025 em Boa Vista, Roraima.
Diane Sampaio/PMBV/Divulgação
Bebê é salvo por policiais militares em Boa Vista:
Bebê é salvo por policiais militares após engasgar com leite em Boa Vista
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *