Belém terá simulado de incidentes com múltiplas vítimas nesta sexta, 26; saiba quais vias serão interditadas


Sespa e Força Nacional do SUS farão simulados de incidentes com múltiplas vítimas.
José Pantoja (Ascom/Sespa)
A Força Nacional do SUS (FN-SUS), junto com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), realiza um simulado de incidentes com múltiplas vítimas em Belém, nesta sexta-feira (26) e também no dia 3 de outubro, das 6h às 12h.
A ação ocorre próximo à Aldeia Cabana, na avenida Pedro Miranda, bairro da Pedreira, e vai interditar ruas importantes da região – veja a lista mais abaixo.
Dois dias, duas etapas
A primeira etapa do simulado ocorre nesta sexta (26) e servirá para ajustes logísticos e operacionais no cenário de emergência.
Já no dia 3 de outubro, será realizado o exercício principal, reunindo equipes de saúde, bombeiros, forças de segurança, hospitais e instituições parceiras para treinar a integração diante de situações críticas e emergenciais.
Treinamento prático
Durante as atividades, profissionais serão treinados em triagem, gestão hospitalar, comando e controle, regulação, gestão de óbitos, além de preparação para situações como inundações e colapsos estruturais.
Segundo a secretária de Estado de Saúde, Ivete Vaz, simulados ajudam a diminuir o tempo de resposta e aumentam as chances de salvar vidas.
Ruas interditadas
Nos dias do simulado, das 6h às 12h, o trânsito será bloqueado nos seguintes pontos da avenida Pedro Miranda:
Travessa Lomas Valentinas
Travessa Enéas Pinheiro
Travessa Pirajá
Travessa Perebebuí
Ciclo nacional de capacitação
Belém faz parte das cidades brasileiras que recebem o ciclo nacional da FN-SUS para fortalecer a capacidade dos estados e municípios diante de emergências de saúde público.
O objetivo é avaliar a integração entre serviços, articulação dos atendimentos e identificar melhorias nos protocolos de resposta.
Serviço
Simulado: sexta-feira (26) e 3 de outubro
Horário: das 6h às 12h
Local: Aldeia Cabana (av. Pedro Miranda, Pedreira)
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 PA

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *