O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, afirmou nesta quarta-feira (24) que Washington está disposto a oferecer amplo apoio à Argentina em meio às negociações para uma linha de swap de US$ 20 bilhões com o Banco Central do país. A declaração foi feita em publicação no X e reforçada em entrevistas a veículos norte-americanos.
Segundo Bessent, o Tesouro norte-americano está preparado para adquirir títulos públicos da Argentina em dólares — tanto no mercado primário quanto no secundário — caso as condições justifiquem a operação.
Ele também destacou que o governo dos EUA considera liberar crédito significativo por meio do Exchange Stabilization Fund, um fundo de emergência utilizado em momentos de instabilidade cambial.
O secretário afirmou que já houve reuniões em Nova York entre o presidente Donald Trump, ele próprio e o presidente argentino Javier Milei, além de integrantes da equipe econômica de Buenos Aires.
“Sob a liderança do presidente Milei, a Argentina tem tomado medidas importantes rumo à estabilização. Ele conseguiu uma consolidação fiscal impressionante e uma ampla liberalização de preços e regulações, lançando as bases para o retorno histórico do país à prosperidade”, escreveu Bessent.
Donald Trump cumprimenta Javier Milei durante encontro na 80ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York.
Reuters
*Reportagem em atualização