Foto de arquivo de beneficiária do Programa Bolsa Família exibindo o cartão do programa
Lyon Santos/MDS
O número de famílias beneficiárias do Bolsa Família em Campinas (SP) vem caindo nos últimos meses e atingiu em agosto o menor patamar do ano. Dados do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome mostram 52.946 benefícios ativos.
O número de famílias da cidade atendidas com o auxílio do governo federal é o menor desde julho de 2022, quando o programa chamava-se Auxílio Brasil (que virou entre 2021 e 2023, voltando a chamar Bolsa Família em março de 2023) – veja gráfico abaixo.
De acordo com a pasta, fatores como melhora do emprego e renda e a revisão cadastral ajudam explicar a redução recente no número de beneficiários.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias da região de Campinas em tempo real e de graça
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome destacou que as movimentações “são parte natural da gestão do programa e refletem tanto avanços sociais quanto o compromisso do Governo Federal com a focalização e a transparência na política de transferência de renda”.
Histórico
O programa de transferência de renda teve início em janeiro de 2004, com 3.780 famílias atendidas à época. Superou a casa de 40 mil famílias atendidas em 2020, durante a pandemia da Covid-19, e como Auxílio Brasil, sofreu novo salto no total de beneficiários a partir de 2022.
O mês com maior número de famílias atendidas foi registrado em março de 2023, quando voltou a chamar Bolsa Família, e teve 65.953 pagamentos. Oscilou acima dos 60 mil benefícios até junho de 2024, e desde então vem caindo.
O governo federal defende que a redução recente está relacionada aos seguintes fatores:
Melhora nas condições de emprego e renda: “muitas famílias conseguiram se inserir no mercado de trabalho, alcançando renda acima do limite estabelecido para permanência no programa”.
Aprimoramento do Cadastro Único: “o processo de revisão cadastral e de averiguação de informações contribuiu para tornar a base de dados mais precisa e atualizada, evitando pagamentos indevidos”.
Porta de saída: “a lógica do programa é justamente apoiar as famílias em situação de vulnerabilidade até que elas consigam retomar autonomia, garantindo que o benefício chegue a quem realmente precisa”.
Números em Campinas
As 52.946 famílias atendidas em agosto pelo Bolsa Família representam 137.682 pessoas beneficiadas em Campinas.
Segundo o governo federal, foi realizado investimento de R$ 34.751.427,00, o que representa um benefício médio de R$ 661,65 na cidade.
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região
“
Veja mais notícias da região no g1 Campinas.