Os filhotes de border collie e pastor alemão terão os nomes escolhidos por meio de uma votação nas redes sociais da Prefeitura de Praia Grande, SP
Richard Aldrin/Prefeitura de Praia Grande
A população poderá escolher os nomes dos dois novos integrantes do canil da Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande, no litoral de São Paulo. Os filhotes de border collie e pastor alemão terão os nomes escolhidos por meio de uma votação nas redes sociais da prefeitura.
Segundo a administração municipal, a votação terá duração de 24h e será realizada entre quarta (1) e quinta-feira (2) no Instagram da prefeitura. Os nomes escolhidos serão anunciados na sexta-feira (3).
Os filhotes foram doados ao canil da GCM e estão em fase inicial do treinamento, mas já atendem a comandos simples como ‘senta’, ‘fica’ e ‘deita’. O objetivo é usar o border collie para o trabalho social e apresentações em escola. Já o pastor para policiamento, guarda e proteção.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Os nomes deverão ser curtos para facilitar a assimilação dos cães. Por isso, as opções para o border collie, que tem quatro meses, são: Hórus (Deus egípcio do céu, do sol nascente, da realeza e da proteção), Bolt (inspirado na velocidade) ou Rocky (firme, mas carismático).
Já para o pastor alemão, de três meses, os internautas poderão escolher entre: Apolo (imponente e amistoso); Astro (remete a algo especial, estrela) ou Duke (nobreza e respeito).
Os treinamentos acontecem diariamente e, além de aprimorar as técnicas de adestramento, são importantes para que os cães desenvolvam mais afinidade com os condutores, conforme explicou o inspetor Diego Souza de Lima, por meio de nota.
“Nesse período conseguimos perceber as características do cão, se o temperamento é mais para policiamento ou se é mais para as apresentações. É uma fase bastante importante do treinamento, e o nome ajuda muito nesse processo”, afirmou Diego.
Canil
Prefeitura de Praia Grande, SP, abrirá votação on-line para escolha dos nomes de novos cães da GCM
Prefeitura de Praia Grande
O canil é um dos grupamentos especializados da GCM, acionado para ocorrências mais específicas, que demandam a presença ostensiva das forças de segurança. Por isso, o treinamento de faro dos cães é considerado essencial pelas equipes na identificação de entorpecentes.
Segundo a prefeitura, um dos cães do grupamento, Chronos, localizou recentemente um tablete com cerca de um quilo de maconha durante uma ação da Polícia Militar Rodoviária (PMR), que contou com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM).
O canil da cidade atua desde 2004, embora tenha sido regulamentado por lei apenas em agosto de 2007. Desde então, o grupamento acumula 14 prêmios em concursos inter canis, além de outros resultados positivos.
Atualmente, a equipe conta com oito cães, incluindo os dois filhotes recém-chegados, e oito guardas. Os agentes passam por diversos cursos de capacitação, como os de cinofilia (cuidados na criação de cães) e cinotecnia (estudo da anatomia, comportamento, psicologia e fisiologia dos animais).
Além do patrulhamento preventivo e ostensivo, o canil também desenvolve ações educacionais e sociais, como visitas a escolas com apresentações de show dog (adestramento) e a instituições beneficentes.
Prefeitura de Praia Grande, SP, abrirá votação on-line para escolha dos nomes de novos cães da GCM
Prefeitura de Praia Grande
VEJA TAMBÉM: Cães de faro ajudam policiais do Baep a encontrar droga em área de mata
Cães de faro ajudam policiais do Baep a encontrar droga em área de mata
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos