Globo Repórter – O Brasil e a Publicidade – 10/10/2025
O Globo Repórter desta sexta-feira (10) mergulhou na trajetória da publicidade brasileira, relembrando campanhas que marcaram época, emocionaram o público e acompanharam as transformações sociais ao longo das décadas.
A reportagem conversou com os personagens que protagonizaram grandes comerciais na história da televisão.
O menino apressado do coral de Natal
Há 40 anos, Rodrigo Saltão, o menino apressado que corre para cantar com o coral, estrelou um dos comerciais de Natal mais queridos do público. Dirigido por Walter Salles, o filme publicitário foi exibido por três anos consecutivos e marcou gerações.
“Ela traz uma mensagem de esperança, de amor, e dialoga com a cultura do brasileiro, daquela história de que o brasileiro não desiste nunca”, reflete Rodrigo, hoje psicoterapeuta.
Rodrigo Saltão interpretou o menino de famoso comercial natalino
Reprodução/TV Globo
‘Bonita camisa, Fernandinho’
Entre 1984 e 1988, um comercial de moda transformou um personagem improvável em fenômeno cultural. Fernandinho, com sua camisa elogiada, virou bordão: “Bonita camisa, Fernandinho”. A frase ultrapassou os limites da propaganda e passou a ser usada para elogiar o visual de uma pessoa.
“Até hoje ouço isso e me surpreendo. Jamais imaginaria. É cultura pop, né?”, comenta Dany Roland, ator que deu vida ao personagem.
‘Bonita camisa, Fernandinho’: veja como está ator que deu vida ao personagem do famoso comercial
Reprodução/TV Globo
Sebastian
Sebastian foi o primeiro negro a protagonizar uma grande campanha publicitária no Brasil. Com sua energia contagiante, ele estrelou comerciais na tv por 20 anos, levando alegria em tempos de crise.
“Eu apareci onde as pessoas estavam deprimidas, eu apareci sorrindo. E esse sorriso veio como um bálsamo”, conta o artista, que também canta, dança e sapateia.
Sebastian foi o primeiro negro a protagonizar uma grande campanha publicitária no Brasil
Reprodução/TV Globo
Carlos Moreno, o ‘Garoto Bombril’
Carlos Moreno representou por mais de três décadas uma marca de produtos de limpeza. Com humor, simplicidade e carisma, ele conquistou uma legião de fãs e entrou para o Guinness Book como o ator que mais tempo permaneceu em uma mesma campanha.
“O que eu acho uma grande sacada é que era um personagem só, que foi ficando mais saidinho, mas nunca era o dono da bola”, explica Moreno.
Carlos Moreno representou por mais de três décadas uma marca de produtos de limpeza
Reprodução/TV Globo
Cristiana Oliveira: da propaganda à novela Pantanal
Cristiana Oliveira iniciou sua carreira em um comercial de fios de lã dirigido por Walter Salles. A propaganda abriu caminho para sua trajetória artística, que culminou na icônica personagem Juma, da novela Pantanal.
Hoje, Cristiana atua como influenciadora digital e destaca a evolução da publicidade:
“A propaganda é mais inclusiva, mais preocupada com o que está acontecendo na sociedade. Tem que ser natural e verdadeira.”
Cristiana Oliveira começou a carreira em comercial de tv e, depois, foi para a novela Pantanal
Reprodução/TV Globo
Confira as últimas reportagens do Globo Repórter: