Jovem de Rio Preto (SP) conquistou vaga em 4 universidades internacionais após maratona de estudos
Sesi/Divulgação
Uma jovem de 19 anos, moradora de São José do Rio Preto (SP), conquistou uma vaga em quatro universidades internacionais, sendo três nos Estados Unidos e uma no Canadá, onde decidiu cursar engenharia biomédica.
Yasmin Manfre Basso foi aprovada na University of Wisconsin, na University of Illinois Urbana-Champaign e na Ohio State University, todas nos Estados Unidos. Entretanto, escolheu a Universidade de Toronto, no Canadá, para onde embarcou no sábado (23).
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
A jovem foi uma das beneficiadas pelo Programa Passaporte para o Futuro, do Sesi-SP, que oferece bolsas integrais de estudo em universidades do exterior. No estado de São Paulo, 35 estudantes foram contemplados.
A aluna lembra que a diretora da escola Sesi de Rio Preto preparou um evento, reuniu turmas do período e leu a notícia em meio aos outros estudantes. Ao g1, Yasmin contou que o anúncio da aprovação foi tão surpreendente quanto o resultado. Uma cena que, segundo ela, vai ficar marcada para o resto da sua vida.
“Foi chocante. Até hoje eu lembro disso e não acredito que realmente aconteceu. Eu chorei muito, a ficha não caía de jeito nenhum. A princípio, eu fiquei incrédula, com aquela sensação de que talvez tivessem trocado o nome na hora de mandar o e-mail dos aprovados”, reforça a estudante.
Mesmo tendo recebido os e-mails oficiais, a jovem continuou com a sensação de incredulidade. A conquista veio depois de um processo seletivo exigente, com redações, cartas de recomendação e histórico acadêmico. A rotina foi somada aos estudos regulares, cursinho e curso técnico.
Após a aprovação, Yasmin explicou que foi necessário escolher o curso. A opção por engenharia biomédica se deu após perceber que poderia realizar o sonho de trabalhar na área da saúde e propor soluções para situações ainda não desvendadas.
“Eu costumo retratar como digno de um filme hollywoodiano: a trajetória de uma jovem tentando se descobrir, buscando retratar sua realidade e se fazer ouvida. É uma felicidade o nosso país ter um sistema de saúde pública, mas é inegável que ainda há muito a ser trabalhado e desenvolvido para democratizar e garantir o bem-estar de todos”, celebrou a estudante.
Yasmin reforçou que a maior expectativa é viver intensamente a nova fase. Mais do que realizar um sonho pessoal, a jovem enxerga sua trajetória como um compromisso coletivo.
No entanto, o maior desafio não será acadêmico: “É deixar meu coração para trás. É todo o meu amor que fica aqui, nos rostinhos de todo mundo que amo, nos meus amigos, na minha família, na mesa de café da minha avó. Não há nenhum outro desafio que se compare a esse”.
O apoio, a torcida e o planejamento da família, de acordo com a jovem, foram essenciais para conquistar a vaga. Agora, Yasmin detalhou que espera poder orgulhá-la. “É o concretizar de um sonho sonhado em conjunto”, finaliza.
Yasmin Manfre Basso de Rio Preto (SP) foi aprovada em quatro universidades internacionais
Sesi/Divulgação
Veja mais notícias da região no g1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM