Brasileira conta como é ser baronesa na Alemanha; veja vídeo

Uma brasileira virou baronesa na Alemanha. Mas não se engane com título: a baiana Carla tem uma rotina bem comum. E dois empregos. Um deles, aliás, é o seu próprio serviço de bufê e eventos. “Eu gosto muito de ser a empregada, dentro da sua casa”, diz Carla von Boeselager.

Ela também cuida da própria casa em Bonn, no oeste alemão. Antes de morar ali, Carla viveu num castelo por 12 anos com o marido, o barão Peter von Boeselager. As lembranças dessa época estão agora espalhadas por toda a casa. E também na sua memória. “Era mais ou menos um conto de fadas.”

Carla e Peter se conheceram pouco depois que ela chegou à Alemanha, no início dos anos 2000. Mas entrar para a nobreza alemã não foi nada fácil. “No começo eu não falava muito bem o alemão… Eu vim de uma família simples no Brasil (…). Mas, com jeitinho baiano, eu acabei me adaptando”, conta.

E o prestígio de ter um título nobre???”Não tem tanto significado no seu dia a dia. Claro, existem algumas ocasiões que você utiliza necessariamente. Mas não influencia muito, não.”?Isso porque, na prática, fazer parte do seleto grupo dos antigos nobres já não quer dizer muita coisa na Alemanha atual. O país retirou todos os privilégios com o fim da monarquia e a proclamação da República de Weimar, em 1918.

Para Carla, que vem de uma família simples e cresceu em Porto Seguro, no litoral da Bahia, a verdadeira nobreza mesmo ela trouxe de berço.??”Essa tradição de nobreza já vem da minha casa. Realmente, eu aprendi com a minha mãe e com o meu pai desde cedo… a gente tem que trabalhar.”
Leia mais (11/17/2025 – 16h43)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *