Caiu no Enem 2025: Macedônia do Norte, Paolla Oliveira e Margot Robbie


Tema da redação do Enem é ‘Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira’
O 1º dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 teve questões sobre Macedônia do Norte, Paolla Oliveira e Margot Robbie. Entre outros pontos, a prova cobrou a importância da leitura pra criança na primeira infância e a escrita manuscrita e as diversas tecnologias pra escrita.
Os primeiros candidatos só podem sair com o caderno de prova depois das 18h30. Até lá, veja um resumo do que se sabe até aqui sobre os temas que caíram no Enem 2025, segundo o relato de professores e alunos:
Macedônia do Norte;
Paolla Oliveira e Margot Robbie;
A importância da leitura pra criança na primeira infância;
a escrita manuscrita e as diversas tecnologias pra escrita.
Provas com muitas questões de direito, de sistema jurídico.
Sistema de governo de Platão e Aristóteles
Cidadania e forma de governo
Questão com dois textos da Bíblia e um do Alcorão, sobre a importância do trabalho e da ciência
Prova de Geografia muito pautada em questão energética e questão ambiental.
Um texto publicado pelo g1 citado em um dos materiais de apoio da redação. Tratava-se de uma reportagem sobre envelhecimento da população, que mencionava um documentário e trazia a fala de um gerontólogo sobre os desafios enfrentados por pessoas idosas com baixa condição financeira.
Padrão de beleza imposto às mulheres
O Enem usou como mote o tema da cobrança por padrões de beleza impostos às mulheres, especialmente às mulheres famosas. Foram citados os casos de Paolla Oliveira, que já foi criticada por estar “acima do peso”, e Margot Robbie, questionada por não ser “bonita o suficiente” para interpretar a Barbie. Ambas foram lembradas como exemplos de como o padrão de beleza ainda impacta a imagem pública das mulheres.
Outro texto de apoio fazia referência a uma campanha do Senado sobre mudança de comportamento em relação à velhice, ilustrada pelas novas placas de banheiro que deixaram de usar a imagem do idoso com bengala, numa tentativa de combater estereótipos.
Houve ainda discussões sobre a inclusão no esporte, com foco na importância do acesso para pessoas com deficiência e na valorização da diversidade. Outro ponto foi a saúde mental no esporte, com destaque para trechos de uma entrevista da skatista Raíssa Leal, usada como exemplo de conscientização sobre o tema.
Temas de geografia
Segundo Rodrigo Magalhães, professor de Geografia da Plataforma AZ, a prova teve nível de dificuldade relativamente fácil e foi fortemente marcada por temas ambientais. “A dinâmica ambiental dominou mais da metade da prova”, afirmou o docente.
Entre os tópicos cobrados, Rodrigo Magalhães destacou: concentração de CO₂ na atmosfera em escala global; diminuição das chuvas no Brasil associada ao desmatamento na Amazônia; uso de tecnologias de sensoriamento remoto para rastrear focos de incêndio no Cerrado; Diminuição do nível da água no Rio Reno, na Europa, e os impactos na navegação fluvial; e questões sobre carros elétricos e transição energética.
Temas de história
Para o professor Pedro Zonta, de História da Escola SEB Lafaiete, o Enem 2025 trouxe uma presença maior da disciplina em relação ao ano passado — “um pouquinho mais conteudista”, mas ainda com forte caráter interpretativo e interdisciplinar.
“Foi uma prova com muitas conexões entre História, Sociologia e Filosofia, além de questões que misturavam espaço geográfico e temática histórica”, avaliou.
Segundo ele, o exame apresentou diversas perguntas sobre questões raciais, culturais e de patrimônio, temas tradicionais do Enem, mas também abordou a religião de forma mais ampla que o habitual.
“Tivemos três questões que mencionavam religião: uma comparando o cristianismo, o judaísmo e o islã a partir da visão de trabalho; outra sobre como proibições e aceitação mudam nas tradições religiosas; e uma terceira que tratava das religiões de matriz africana em diálogo com o debate sobre racismo no Brasil”, explicou.
Zonta destacou ainda que a prova não trouxe questões sobre ditadura militar e teve pouca presença de História do Brasil, com menções pontuais à passagem da monarquia para a república, à era Vargas e ao período colonial.
Enem também é sinônimo de Nazaré confusa, Gretchen e outros memes
Redação do Enem
O tema da redação foi anunciado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, em seu perfil no X.
Justamente neste ano, o Enem registrou um aumento significativo no número de idosos inscritos na prova:
17.192 participantes,
191% a mais do que em 2022.
Os estados com mais representantes da terceira idade são Rio de Janeiro (3.087), São Paulo (2.367) e Minas Gerais (1.997).
Thiago Braga, autor e professor de Língua Portugues, comenta redação do Enem
Neste domingo (9), candidatos respondem 45 questões de linguagens e outras 45 de ciências humanas, além da redação, cujo tema foi “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”
COBERTURA EM TEMPO REAL – Acompanhe todas as novidades sobre a prova
PROGRAMA AO VIVO – Logo mais, a partir das 18h30, será transmitido na página do g1 e nos canais no YouTube e no TikTok
Caderno de provas Enem
Reprodução

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *