Câmara de São José aprova concessão de horto florestal
A Câmara Municipal de São José dos Campos aprovou a concessão do Parque Natural Municipal Augusto Ruschi – o Horto Florestal – à iniciativa privada.
O projeto de lei enviado pelo prefeito Anderson Farias (PSD) foi aprovado com 15 votos favoráveis e seis contrários, em votação única realizada na 57ª sessão ordinária, na noite desta quinta-feira (10).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
A proposta prevê que a empresa vencedora de uma licitação ficará responsável pela administração, gestão, operação, exploração e manutenção do parque, que está fechado desde 2020.
A concessão terá duração de 35 anos e, segundo a prefeitura, o projeto garante a gratuidade no acesso ao Horto Florestal.
Na proposta, o prefeito citou que a empresa terá permissão para implantar novos equipamentos no parque para geração de receita e investimento em melhorias, como comércio alimentício, esportes de aventura e trilhas.
“A medida visa garantir a adequada preservação, modernização e valorização desse importante equipamento público, assegurando sua utilização plena pela população”, argumenta a prefeitura.
Uma emenda da Comissão de Meio-Ambiental da Câmara Municipal que previa uma concessão menor, de 20 anos, foi rejeitada.
O Parque Natural Municipal Augusto Ruschi é uma reserva criada em 1979, com 243 hectares de bioma Mata Atlântica. Em 2010, o parque se tornou Unidade de Conservação de Proteção Integral.
Parque Natural Municipal Augusto Ruschi – o Horto Florestal – de São José dos Campos
Claudio Vieira/Prefeitura de São José dos Campos
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina