Campanha de multivacinação começa e visa atualizar cadernetas de crianças e adolescentes no RN


Dose pediátrica da vacina contra a covid
Beatriz Galvão/g1 RO
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) inicia, nesta segunda-feira (6) a Campanha de Multivacinação com o objetivo de atualizar o calendário nacional de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos.
No período da campanha, todas as vacinas previstas para essa faixa etária estarão disponíveis nos postos de saúde. O Dia D de mobilização está previsto para o dia 18 de outubro, um sábado.
📳 Clique aqui para seguir o canal do g1 RN no WhatsApp
A campanha, que segue até o dia 31 de outubro, acontece em parceria com os municípios potiguares, sendo coordenado nacionalmente pelo Ministério da Saúde.
Nesta semana, no início da campanha, uma ação vai vacinar, entre terça (7) e quarta-feira (8), o público na Mostra de Profissões da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
A mostra acontece no Centro de Convivência, entre 9h e 11h30 e das 14h às 17h. A ação é em parceria com a UFRN e com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
LEIA TAMBÉM
IMUNIZAÇÃO NO BRASIL: Veja aqui as vacinas disponíveis
Vacinação também para adultos
Embora a campanha esteja focada na vacinação de crianças e adolescentes, a Sesap informou que também oferta doses para adultos, a exemplo da vacina contra o sarampo, doença que apresenta risco de reintrodução no Brasil e que terá doses disponibilizadas para pessoas de 12 meses a 59 anos.
Além disso, os jovens de 15 a 19 anos também poderão atualizar a vacinação contra o HPV. A vacina protege contra diversos tipos de câncer, como colo do útero, ânus, pênis, garganta e pescoço.
O Ministério da Saúde registrou aumento desta cobertura no país, tendo passado de 78,42% em 2022 para 82,83% em 2024 entre as meninas, e de 45,46% para 67,26% entre os meninos.
A Sesap informou que encaminhou nota técnica aos municípios do Rio Grande do Norte com todas as orientações necessárias à execução da campanha. Cada gestão municipal deverá elaborar suas próprias estratégias, de acordo com o perfil populacional e as áreas de risco, priorizando locais com menor adesão e espaços estratégicos para vacinação, com base na estratégia do microplanejamento.
Campanha de multivacinação para crianças e adolescentes é realizada em Salvador
Vídeos mais assistidos do g1 RN

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *