Outubro Rosa: levantamento mostra a quantidade de mamógrafos por cidade pelo SUS
Outubro é o mês da campanha nacional de prevenção ao Câncer de Mama. Mas, uma pesquisa do Colégio Brasileiro de Radiologia mostra que o acesso aos exames de mamografias e equipamentos que permitem o diagnóstico precoce da doença não é igual para todas as pacientes.
Segundo dados da pesquisa, Piracicaba (SP) tem 21 mamógrafos na cidade. Desse total, nove estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) e o restante está na rede particular.
Em Limeira (SP), há 17 equipamentos para realização de mamografias instalados na cidade. Sete deles são acessíveis aos pacientes do SUS e dez estão disponíveis apenas no sistema privado de Saúde.
Estudo
No estudo, foram cruzados dados do Cadastro Nacional de estabelecimentos de saúde, com informações da rede pública e da Agência Nacional de Saúde Suplementar, que regula os planos particulares.
O Brasil tem mais de 6,8 mil mamógrafos registrados. O estudo aponta que esses aparelhos estão mal distribuídos.
Mamógrafo é o aparelho usado nos exames preventivos e de diagnóstico do câncer de mama
Chico Bezerra/Divulgação
Estado de São Paulo
No estado de São Paulo, há 1.523 mamógrafos e em Roraima tem apenas um equipamento.
Na comparação com Sistema Único de Saúde (SUS) e os planos particulares, a diferença é maior. Que depende das unidades públicas tem, em geral, três vezes menos aparelhos disponíveis do que os pacientes que são conveniados ao atendimento privado.
Para cada 100 mil habitantes em São Paulo, tem 4,65 mamógrafos pelo plano de saúde. Já na rede pública do estado, a proporção cai para quase pela metade, com 2,43 aparelhos por cada 100 mil pessoas.
Mamografia a partir dos 40 anos: o SUS vai dar conta?
📲Clique aqui para seguir o canal do g1 Piracicaba no WhatsApp
Veja também
g1: saiba como o tratamento do câncer de mama afeta fertilidade
VÍDEOS: tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba