Capela em SC tem Carlo Acutis como padroeiro e expõe fios de cabelo do ‘santo millennial’; conheça


Igreja de SC recebe fios de cabelo de Carlo Acutis
Antes mesmo de ser oficialmente canonizado, membros de uma paróquia em Irani, cidade de 10 mil habitantes no Oeste de Santa Catarina, já mostravam sua devoção a Carlo Acutis com uma capela dedicada ao primeiro “santo millennial” da Igreja Católica.
O vínculo ficou ainda mais forte após um pedido feito ao Santuário da Espoliação, onde está o corpo do santo, ser aceito: em 9 de setembro, a Paróquia São João Batista recebeu fios de cabelo do jovem, que ficarão expostos na igreja (veja mais abaixo).
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Carlo Acutis se tornou padroeiro da pequena capela dedicada a crianças que frequentam a catequese ainda em abril. Na época, a canonização de Acutis estava marcada ainda para aquele mês, mas acabou sendo adiada após a morte de Francisco.
Segundo o padre Gilberto Boçon, o espaço anexado às salas da catequese e à Igreja Matriz foi criado para inspirar a juventude que frequenta o local, já que Acutis é também conhecido como padroeiro da internet.
“Ele tinha uma vida muito parecida com a de tantos jovens da nossa sociedade, mas procurou viver a fé de uma maneira intensa e hoje, como santo, tem levado muitos jovens a se aproximar novamente de Deus e a viver a espiritualidade cristã”, comentou.
Com a escolha do padroeiro, surgiu a vontade de ter uma relíquia (objeto associado a um santo ou evento religioso). O padre, então, fez um pedido oficial ao Santuário da Espoliação, em Assis, na Itália.
Carlo Acutis: quem é o padroeiro da internet que está prestes a se tornar o primeiro santo millenial
O pedido foi aceito. “O retorno foi que nós deveríamos buscar a relíquia em Assis, porque a relíquia, sendo algo sagrado, não é enviada por correio ou transportadora”, disse.
Carlo Acutis é padroeiro de uma capela em SC
Arquivo pessoal
Relíquia
A paróquia organizou uma comitiva para a Itália e participou da canonização de Carlo Acutis na Praça de São Pedro, no Vaticano, em 7 de setembro. No dia 9, viajaram para Assis, onde buscaram a relíquia.
A paróquia recebeu três fios de cabelo de Acutis, que estão armazenados em um pequeno reliquiário.
Relicário com fios de cabelo de Acutis e escultura em homenagem ao santo
Arquivo pessoal
⛪ As relíquias são divididas em três graus:
Primeiro grau: fragmentos do corpo, como no caso da paróquia de Irani
Segundo grau: objetos de uso pessoal
Terceiro grau: objetos que tiveram contato com o santo
A relíquia ficará exposta permanentemente na Igreja Matriz, por ter maior concentração de pessoas, em será oficialmente entronizada e abençoada em 20 de setembro.
Primeiro santo millennial
Carlo Acutis morreu aos 15 anos, em 12 de outubro de 2006, dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, vítima de leucemia. O jovem aprendeu programação para criar sites e divulgar a fé católica. A trajetória dele ganhou notoriedade entre jovens da Igreja.
Acutis foi beatificado em 2020 pelo Vaticano, após a Igreja reconhecer seu primeiro milagre: a cura de uma criança brasileira que tocou em uma relíquia sua em 12 de outubro de 2010, em Campo Grande (MS).
Com a canonização, ele passou a ser chamado de “santo”. Para a Igreja Católica, essa classificação significa reconhecer que a pessoa viveu de forma santa e está no céu.
Acutis é chamado de primeiro santo “millennial” pelo Vaticano. Millennials são as pessoas nascidas entre o início dos anos 1980 e meados da década de 1990. O rapaz nasceu em 3 de maio de 1991.
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *