
CNH Popular: Entenda o que é e como funciona no Ceará
Mais de 5 mil vagas serão ofertadas no Ceará para a confecção de habilitações gratuitas voltadas para pessoas não alfabetizadas e mulheres vítimas de violência. Serão 4,8 mil documentos pelo Programa ABCDetran, lançado nesta terça-feira (11). Outras 550 vagas foram anunciadas para mulheres no Programa CNH Popular.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp
As inscrições para os dois programas podem ser feitas no site oficial do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE).
ABCDetran
O Programa ABCDetran é voltado para pessoas não alfabetizadas, com habilitações gratuitas nas categorias B (carros) e A (motocicletas). Os contemplados da categoria A receberão um capacete, conforme anunciou o governador Elmano de Freitas.
Para este público, foi criada uma metodologia pelo Detran-CE para ampliar as chances de aprovação no processo. Durante a fase de teste realizada pelo Governo, sete em cada dez pessoas foram aprovadas.
LEIA TAMBÉM:
Estudantes de graduação e ensino técnico poderão tirar CNH gratuitamente, no Ceará
Tire dúvidas sobre o programa CNH Popular, que abre inscrições nesta quinta-feira
Os interessados devem estar inscritos no CadÚnico, que identifica famílias de baixa renda em todo o país. A idade mínima exigida é de 18 anos. Os candidatos receberão capacitação gratuita para a condução correta de veículos automotores em via pública.
29 cidades cearenses foram selecionadas para participar do programa, com base no número de pessoas não alfabetizadas e na taxa de analfabetismo de cada região.
Além de Fortaleza, foram selecionados dois municípios de cada uma das 14 regiões administrativas do estado. Confira abaixo.
Municípios com maior número de não alfabetizados:
Aracati
Canindé
Caucaia
Crateús
Granja
Iguatu
Itapipoca
Juazeiro do Norte
Morada Nova
Ocara
Quixeramobim
Sobral
Tauá
Viçosa do Ceará
Municípios com maior taxa de analfabetismo:
Aiuaba
Barroquinha
Croatá
Ererê
General Sampaio
Graça
Itapiúna
Itatira
Jaguaruana
Mombaça
Novo Oriente
Pacatuba
Quixelô
Salitre
CNH Popular
No programa CNH Popular, existente desde 2009, a novidade é a inclusão de mulheres vítimas de violência doméstica. Para se cadastrar no programa, as mulheres deverão ter medida protetiva concedida nos últimos 12 meses.
Como se inscrever
Atendimento de candidatos da CNH Popular no Ceará
Divulgação/Detran
As inscrições já podem ser feitas por meio do site oficial do Detran-CE. A recomendação é que os candidatos do ABCDetran peçam o auxílio de um familiar para realizar o cadastro.
Após essa etapa, os alunos passarão por uma capacitação com conteúdos de letramento e educação no trânsito, oferecida de forma digital, com acompanhamento de monitores e carga horária total de 81 horas/aula, antes da realização da prova teórica.
Em seguida, todos serão encaminhados a um Centro de Formação de Condutores para as aulas práticas. Por fim, eles realizarão o exame prático na sede do Detran-CE.
Para o caso da CNH Popular, as mulheres deverão enviar os seguintes documentos no ato da inscrição: cópia da decisão judicial, certidão processual ou declaração emitida pela Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE).
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará: