Chanceler diz ter diálogo com governo Trump e minimiza falta de resposta à carta enviada a secretário Rubio

Mauro Vieira participou de audiência na Comissão de Relações Exteriores da Câmara nesta quarta. Ele negou afastamento e disse estar à disposição para negociar com os EUA. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse nesta quarta-feira (28) que mantém contato com o Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, ao responder uma pergunta sobre um suposto afastamento do Brasil em relação à Casa Branca.
Mauro Vieira compareceu a audiência na Comissão de Relações Exteriores da Câmara para prestar esclarecimentos sobre a política externa brasileira.
O ministro foi questionado pelo deputado e líder do Novo, Marcel Van Hattem (RS), se teria acesso a Rubio, e citou “fontes” que teriam dito que até hoje Vieira não havia falado com o secretário de Estado norte-americano.
“Eu quero entender quando aconteceu anteriormente de o Brasil ter um ministro que há meses no cargo não consegue falar com o ministro de estado americano”, disse Van Hattem.
Mauro Vieira disse conhecer Rubio de “longa data”, porque serviu em Washington entre 2010 e 2015, época em que o atual secretário de Estado era senador, e que manteve contato telefônico com ele por diversas vezes no período.
“Tão logo foi anunciado o nome dele, escrevi uma carta me colocando à disposição para tratar com ele, me encontrar sempre que fosse necessário e tratarmos dos temas de interesse do Brasil”, afirmou o ministro na audiência.
“A carta foi recebida pelo gabinete dele, não tive depois disso contato com ele, porque ele não me respondeu nem me chamou, mas eu disse que estava à disposição e me coloquei à disposição. Mas isso não quer dizer que não haja diálogo entre Brasil e Estados Unidos, pelo contrário, sempre mantivemos muitos contatos”, completou o ministro.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *