Ciclone: entenda a formação e as diferenças entre extratropical, tropical e subtropical
O tempo deve mudar de forma brusca no Rio Grande do Sul no domingo (12). De acordo com a Climatempo Meteorologia, após dias de sol e calor, a chegada de um ciclone extratropical entre Argentina e Uruguai pode provocar chuva forte e temporais em todas as regiões do Estado.
Na sexta-feira (10), o tempo segue firme e sem chuva em todo o território gaúcho. O sol predomina e eleva as temperaturas à tarde, especialmente na metade Oeste. Pela manhã, o frio ainda aparece, principalmente na Serra. Em Porto Alegre, o dia será de sol entre poucas nuvens e sensação de calor à tarde.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
No sábado (11), uma área de baixa pressão atmosférica estimula a formação de nuvens carregadas no interior do Estado. Há chance de pancadas rápidas e isoladas de chuva. As temperaturas sobem mais, com calor intenso no Oeste, Missões, Noroeste e região Central. Em Porto Alegre, as temperaturas podem chegar aos 28ºC durante o dia.
LEIA TAMBÉM:
Ciclone extratropical se forma no Uruguai e deve provocar ventos de até 100 km/h no Sul do Brasil
Entenda como se forma fenômeno
No domingo (12), o avanço de uma frente fria associada ao ciclone extratropical espalha chuva por todo o Estado. As precipitações podem ser moderadas a fortes, com risco de temporais, raios e queda de granizo em pontos isolados. Os ventos têm intensidade moderada a forte ao longo do dia e as temperaturas caem em relação ao sábado.
Na Serra, o domingo começa com sol entre nuvens, mas já pela manhã há chance de chuva moderada. À tarde, os temporais podem se intensificar. As temperaturas seguem amenas.
Chuva no Rio Grande do Sul
Prefeitura de Porto Alegre/Divulgação
VÍDEOS: Tudo sobre o RS