Conheça a cidade do interior de SP que recebeu o título de ‘Capital dos Brinquedos’
A indústria da produção de brinquedos apresentou um crescimento na geração de empregos nos últimos anos em Laranjal Paulista (SP). Com pouco menos de 30 mil habitantes, o município é considerado o maior polo produtor de brinquedos da América Latina. Segundo a prefeitura, o município produz cerca de 60 milhões de brinquedos anualmente.
A cidade promove o Projeto Turismo Industrial de Brinquedos, que permite aos visitantes conhecer o processo de produção e os showrooms das empresas.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
Segundo a Secretaria de Indústria, Comércio e Emprego, o setor é o que mais emprega na cidade. Em comparação com 2024, a demanda de empregos no setor está mais alta: foram criadas 500 vagas a mais. O setor emprega mais mulheres.
A cidade é considerada o segundo maior polo de fabricação de brinquedos do mundo, conforme a prefeitura, e registra uma demanda crescente no setor. Atualmente, Laranjal Paulista atrai grande volume de mão de obra das cidades vizinhas para atender à produção local.
O setor industrial registrou crescimento de 10% em Laranjal Paulista. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o aumento da oferta de empregos na produção de brinquedos vem ocorrendo ano após ano, e a expectativa é que 2025 feche com resultados ainda melhores em comparação ao mesmo período de 2024.
Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o saldo de empregos no município é positivo neste ano, com 1.097 novas vagas criadas. A indústria lidera a geração de postos, com 804 contratações. Em seguida, aparecem os serviços, com 295, e a agropecuária, com 58.
Já a construção civil e o comércio tiveram saldo negativo, mas de forma pouco expressiva: menos 12 vagas na construção e menos 48 no comércio.
‘Capital dos Brinquedos’
Entrada de Laranjal Paulista é enfeitada com um urso, uma bola e um carro
Prefeitura de Laranjal Paulista/Divulgação
Das 31 empresas do setor em Laranjal Paulista, quatro já aderiram às visitas, que recebem em média 480 pessoas por ano e são gratuitas. A expectativa é ampliar o número de participantes em 2026. Essas empresas são responsáveis por cerca de 60% da produção nacional de brinquedos.
Durante o passeio, os visitantes podem acompanhar etapas da produção, além de conhecer showrooms das indústrias. Para participar, é necessário se inscrever pelo telefone (15) 3283-6556.
O polo reúne empresas com mais de 50 anos de história, responsáveis por brinquedos clássicos como carrinhos, bonecas, dinossauros e caminhões, produzidos em borracha e vinil. A fabricação abastece tanto o mercado nacional quanto o internacional. Na cidade, são produzidos mais de 20 milhões de bonecas.
Em uma das fábricas, no segundo semestre do ano, a produção aumenta em cerca de 40% por dia: são produzidos aproximadamente 30 mil peças de brinquedos, distribuídas pelo Brasil e exportadas para outros países.
Conforme o secretário, o município ocupa a terceira posição no ranking mundial dos maiores produtores de brinquedos. Em maio de 2020, foi reconhecido como Arranjo Produtivo Local pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico.
No dia 3 de setembro, Laranjal Paulista foi palco de um encontro internacional ligado à 75ª edição da maior feira de brinquedos do mundo, realizada na Alemanha. Esse evento reuniu os empresários e lideranças da indústria de brinquedos, na Associação Comercial e Empresarial da cidade.
Laranjal Paulista, no interior paulista, é considerada a ‘Capital dos Brinquedos’
Paulo Adriano de Oliveira/TV TEM
*Colaborou sob supervisão de Carla Monteiro
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM