Cidades da região de Presidente Prudente registram apagão durante a madrugada


Parte de Presidente Prudente (SP) ficou às escuras durante a madrugada
Beatriz Jarins/g1
Um apagão durante a madrugada desta terça-feira (14) afetou parte das unidades consumidoras de, pelo menos, nove cidades do Oeste Paulista. A situação começou por volta da 0h30 e, na região, o serviço foi normalizado para todos os clientes impactados por volta de 1h20.
Segundo o governo federal, a falha foi causada por um incêndio em uma subestação no estado do Paraná. A falta de luz durou entre 8 minutos e 1 hora, e já foi restabelecida.
📲 Participe do canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
“Na região de Presidente Prudente, parte das cidades afetadas foram Presidente Prudente, Presidente Bernardes, Indiana, Presidente Epitácio, Santo Anastácio, Álvares Machado, Parapuã, Osvaldo Cruz e Adamantina”, explicou a distribuidora.
O incêndio no Paraná afetou o Sistema Interligado Nacional (SIN) e fornecimento foi interrompido em diversas regiões do Brasil e em algumas localidades do Oeste Paulista por determinação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) — órgão responsável pela operação do SIN —, com o objetivo de garantir a segurança do sistema elétrico.
💡 Quase todo o Brasil é coberto pelo SIN, responsável pela transmissão de energia entre as regiões do país. São usinas, subestações e redes de distribuição que formam um único sistema de linhas de transmissão. Funciona sob coordenação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
A região também é atendida pela Neoenergia, que ainda não retornou à reportagem sobre os impactos da ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN) em sua área de abrangência.
Oito estados e DF registram apagão nesta madrugada
Sistema Interligado Nacional
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou, em nota, que um incêndio em um reator da Subestação de Bateias, no Paraná, provocou uma falha no Sistema Interligado Nacional (SIN) na madrugada desta terça-feira (14). A ocorrência, registrada à 0h32, interrompeu cerca de 10 mil megawatts de carga, afetando todas as regiões do país.
A falha desligou a subestação de 500 kV e interrompeu a interligação entre as regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste — no momento, o Sul exportava cerca de 5 mil MW para o Sudeste. Como consequência, houve cortes automáticos de energia para proteger o sistema.
O ONS afirmou que o fornecimento começou a ser restabelecido nos primeiros minutos após a falha, com a normalização completa em até 1h30 nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste/Centro-Oeste, e por volta de 2h30 no Sul.
Uma reunião entre os principais agentes do setor será realizada ainda nesta terça para analisar o incidente, e o relatório técnico preliminar deve ser concluído até sexta-feira (17).
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *