Círio de Nazaré reúne cerca de 5 mil fiéis em Rio Branco
Reunindo cerca de cinco mil fiéis durante todo o trajeto, a 94ª edição do Círio de Nazaré ocorreu neste domingo (12) pelas ruas da capital acreana. A programação começou com a Alvorada, queima de fogos e santa missa às 6h e a procissão iniciou às 17h.
Os fiéis participaram de missas, procissões e momentos de oração em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré.
No final da tarde, centenas de fiéis se reuniram no Calçadão da Gameleira, no Segundo Distrito da cidade, para participarem do Círio que este ano teve como tema “Semente de Esperança e Rainha da Criação”.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
O pároco da Diocese de Rio Branco, padre Manoel Costa, explicou que o Círio é uma expressão de uma vocação que habita o coração humano, que é o desejo de fraternidade, de comunhão.
“Porque nesta procissão não existe concorrência. Todos caminham numa mesma finalidade, todos caminham no mesmo objetivo e querem chegar a um só destino”, pontuou ele.
O padre ainda frisou que essa é a expressão de um desejo profundo que existe no coração humano, que é a vivência em paz, fraternidade e tentar chegar a um objetivo comum.
“Esta é a vocação para todo ser humano. Então, o Círio, ele é uma expressão dessa vocação humana e significa uma caminhada sob a luz de velas, então para a sociedade, ele é um promotor de paz e ele é um promotor de comunhão entre as pessoas”, disse ele.
Nossa Senhora de Nazaré saiu em procissão pelas ruas de Rio Branco
Diocese de Rio Branco
O fiel Wilson Araújo estava fazendo aniversário e disse se sentir orgulhoso por poder comemorar seus 72 anos durante a procissão.
“Sou muito feliz de ter nascido nesse dia, porque Nossa Senhora, nossa Mãe, a gente tem que se agarrar com ela, pedir muita ajuda, proteção, porque só ela é que pode ajudar”, afirmou ele.
Já Maria José, de 62 anos, participa da procissão para agradecer por ter realizado o sonho da casa própria há 15 anos.
Antes de conseguir a benção, ela morava de aluguel e fez uma promessa a Nossa Senhora: se conseguisse realizar o sonho da casa própria, passaria o ano todo guardando todas as moedas que passassem por suas mãos e, no dia 12 de outubro, as depositaria no santuário.
“Continuo depositando todos os anos. Enquanto vida eu tiver, cumprirei com todos os meus votos”, assegurou ela.
Círio de Nazaré aconteceu neste domingo (12) em Rio Branco
Diocese de Rio Branco
Um dos momentos mais esperados da programação foi o encontro das imagens de Nossa Senhora e de Jesus Cristo nas águas do Rio Acre. Após a chegada, a procissão teve início pelas ruas do Centro da cidade, com destino à Catedral Nossa Senhora de Nazaré.
Durante o trajeto, orações e cânticos marcaram a caminhada dos fiéis emocionados em agradecer pelas bênçãos recebidas neste domingo.
Com o manto de Maria sobre a cabeça, Mirna Lima paga há cinco anos a promessa que fez pela vida do irmão, que precisava realizar uma cirurgia no coração. O pedido era para que ele nem precisasse ser operado.
“Eu prometi a Nossa Senhora que todos os anos, enquanto eu estivesse viva, no Círio de Nazaré, eu viria agradecimento por ele não precisar operar. Eu estou aqui já pela quinta ou sexta vez agradecendo a Nossa Senhora com muita emoção pela intercessão dela. Qual é o filho que faz o pedido pra mãe e ela não atende?”, afirmou, emocionada.
A procissão encerrou na Catedral com a missa solene.
Círio de Nazaré: Procissão saiu da Gameleira até a Catedral no Centro de Rio Branco
Círio
A preparação para o Círio começou ainda em junho, com diversas atividades religiosas. Desde o dia 2 de outubro, os fiéis participam do novenário, encerrado no último sábado (11) com a apresentação do manto de Nossa Senhora de Nazaré 2025.
A peça é feita por uma artesã acreana que confecciona os mantos há 12 anos, sendo um momento emocionante, visto que é revelada apenas no momento da cerimônia.
“O manto é feito com muito carinho e simboliza a devoção e o amor do povo acreano por Nossa Senhora”, destacou o padre Manoel.
O Círio de Nazaré é um dos eventos religiosos mais esperados do ano em Rio Branco e simboliza fé, união e esperança entre os fiéis.
Reveja os telejornais do Acre