Linha 7-Rubi, que conecta Jundiaí a São Paulo, muda estação de desembarque
A Linha 7-Rubi da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que liga Jundiaí à capital paulista, terá como ponto final, a partir desta quinta-feira (28), a Estação Palmeiras-Barra Funda, em vez da Estação da Luz.
Com a mudança, o Serviço 710, que integrava diretamente as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa, será descontinuado. Dessa forma, os passageiros que antes faziam o trajeto sem baldeação precisarão realizar a troca de trens em Palmeiras-Barra Funda, na Zona Oeste de São Paulo.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Para seguir em direção a Jundiaí ou Rio Grande da Serra (SP), será necessário fazer a transferência no mesmo nível pelas plataformas cinco e seis.
Segundo a CPTM, a estação foi escolhida por oferecer maior capacidade para absorver o fluxo de passageiros. “Ela tem dez plataformas, um amplo mezanino e uma área de circulação bastante adequada”, explicou Iran Leão, gerente de operações da companhia.
LEIA TAMBÉM:
Juiz cita ‘equívoco’ e diz que termo ‘pouca quantidade’ estava em texto-modelo ao liberar homem preso com 200 kg de cocaína
Professor de escola estadual de Itu é afastado após acusações de assédio durante aula
Trem Intercidades prevê demolição de ponte centenária e nova estação onde há prédio em processo de tombamento
TIC Trens
O fim do “Serviço 710” acontece no mesmo dia em que a concessionária TIC Trens inicia a fase de transição para assumir a operação da Linha 7-Rubi.
O contrato de concessão, elaborado pela Secretaria de Parcerias em Investimentos, não prevê a continuação do serviço unificado. Ele sequer é mencionado no documento de 420 páginas, que deixa claro que a Linha 7 ligará a estação Barra Funda a Jundiaí.
Criado em 2021, o “Serviço 710” integrava as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa, oferecendo viagens sem baldeações, intervalos menores e mais conexões com outras linhas. Com a integração, surgiu uma espécie de “superlinha”, com 31 estações e 100 quilômetros de extensão.
Na época, a CPTM destacou que a medida traria viagens mais rápidas e comemorou, em seu primeiro aniversário, a redução na necessidade de várias baldeações para “centenas de milhares de pessoas todos os dias”.
A CPTM, porém, afirma que a mudança terá impacto mínimo.
“É claro que o conforto do passageiro que não fazia nenhuma conexão agora exigirá uma, mas, dentro de um sistema tão grande como o nosso, sempre haverá necessidade de baldeações”, disse Iran Leão.
Com mudança na Linha 7-Rubi, passageiros devem transferir trens em Palmeiras-Barra Funda
Governo de São Paulo/Divulgação
Estação Palmeiras-Barra Funda passa a ser terminal para novas linhas a partir desta quinta-feira (28)
Governo estadual/Divulgação
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM