Com poucas chances de chuva, fim de semana será de calor e baixa umidade no DF


Imagem de arquivo do céu de Brasília durante a temporada seca
Helio Marinho/TV Globo
O Distrito Federal deve enfrentar mais um fim de semana de calor intenso e tempo seco, segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
As temperaturas máximas devem variar entre 33 °C e 35 °C, enquanto a umidade relativa do ar segue baixa, entre 15% e 20%.🌡️
As manhãs devem continuar quentes, com mínimas entre 17 °C e 20 °C, dependendo da região. 🌅
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
A condição para chuva ainda é considerada muito baixa, embora não esteja completamente descartada. Apesar disso, a probabilidade pode aumentar nos próximos dias.
“A expectativa de chuva melhora na semana que entra. O clima continua quente, mas a quantidade de água na atmosfera vai aumentando, o que pode favorecer as pancadas de chuva no fim do dia”, afirmou Olivio Bahia, meteorologista do Inmet.
Seca e calor dificultam combate a incêndio na Chapada dos Veadeiros, GO
☀️ Sol forte e poucas nuvens
O meteorologista também destacou que, com a ausência de nuvens, a radiação solar atinge diretamente a superfície, elevando ainda mais as temperaturas.
⚠️“Cada dia que avançamos por outubro, com pouca nuvens e sem chuva, as temperaturas vão se elevando. Temos muita radiação solar chegando à superfície terrestre sem filtro. Por isso, temos temperaturas muito altas e, consequentemente, baixa umidade”, disse.
🌩️Pancadas rápidas e isoladas
Caso ocorram, as chuvas devem ser semelhantes às registradas em setembro: rápidas, isoladas e com possibilidade de raios e rajadas de vento.
Segundo o Inmet, a tendência e que a partir da segunda quinzena de outubro as pancadas de chuva se tornem mais frequentes.
Com o aumento da umidade e as primeiras chuvas, é comum a sensação de abafamento.
LEIA TAMBÉM:
MAUS-TRATOS: Homem usa dinheiro da mãe e a deixa trancada no DF para viajar até show da Madonna
TORRE PALACE: carcaça de hotel de luxo no centro de Brasília será demolida e substituída por novo prédio
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *