Condenado por planejar atentado no Aeroporto de Brasília que estava foragido é preso no DF


George Washington de Oliveira, na CPI dos Atos Antidemocráticos
Reprodução
Condenado por planejar atentado no Aeroporto de Brasília que estava foragido, George Washington de Oliveira Sousa, foi preso no Guará, no Distrito Federal na noite de terça-feira (9). Ele foi levado para a 1ª Delegacia de Polícia.
A informação foi revelada pelo blog da Bela Megale no jornal O Globo. A Globonews também obteve a informação junto a integrantes da PF e tenta mais detalhes com a polícia civil.
Ele estava foragido desde junho. George Washington de Oliveira Sousa cumpria regime semiaberto desde maio de 2025.
Relembre o caso
Bolsonarista preso após montar artefato explosivo perto do Aeroporto de Brasília
De acordo com a Polícia Civil do DF, George Washington de Oliveira Sousa veio do Pará para Brasília participar de manifestações em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
A investigação apontou que o plano do atentado foi feito no acampamento montado em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília, por onde passaram bolsonaristas radicais com ideias golpistas.
A ideia inicial dos criminosos era que o explosivo fosse colocado próximo a um poste para prejudicar a distribuição de energia elétrica na capital.
Em 24 de dezembro de 2022, de última hora, a decisão mudou, e o objeto foi colocado no caminhão de combustível, carregado de querosene de aviação.
O motorista do caminhão percebeu que havia um “objeto estranho” no caminhão e chamou a Polícia Militar. A PM detonou o explosivo. O caso não impactou as operações no aeroporto.
George Washington foi preso ainda em 24 de dezembro, dia da tentativa de explosão da bomba nos arredores do Aeroporto de Brasília.
Em outubro de 2023, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) condenou, em 2ª instância, George Washington de Oliveira Sousa a 9 anos e 8 meses de reclusão, mais 55 dias-multa, em regime inicial fechado.
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *