Conheça a capital do Brasil isolada pela floresta que virou potência industrial


Polo Industrial de Manaus
Divulgação
Manaus é a capital brasileira isolada pela floresta que se tornou uma potência industrial. Cercada por rios e pela Floresta Amazônica, a cidade não tem ligação terrestre com o restante do país, mas se ergueu impulsionada pela Zona Franca, tornando-se um dos maiores centros econômicos do Brasil e a sétima capital mais populosa.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Manaus possui 11.401,02 km² de área territorial e está cercada pela Floresta Amazônica e pelo Rio Negro, um dos principais afluentes do caudaloso Rio Amazonas.
Manaus possui apenas uma ligação terrestre direta, com Boa Vista (RR), pela BR-174. Para chegar a outras regiões do país, é preciso enfrentar trechos praticamente intrafegáveis da BR-319, que liga a cidade a Porto Velho (RO), ou recorrer ao transporte fluvial e aéreo.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
🔎Curiosidade: A BR-319 foi inaugurada em 1976 e liga a cidade de Manaus, no Amazonas a Porto Velho, em Rondônia. Após a inauguração, a rodovia podia ser percorrida de Manaus a Porto Velho em cerca de 12 horas, mas, por falta de manutenção, tornou-se praticamente intrafegável a partir de 1988. O trecho do meio, cuja extensão é de 405 km, é a parte mais danificada da rodovia. Assim como a Zona Franca de Manaus, a BR também fazia parte do plano militar para a ‘Integração da Amazônia’.
‘BR-319: Uma Rota Imprevisível’ – Equipe enfrenta fome e sede durante viagem’
Esse cenário poderia ter condenado Manaus ao isolamento e à estagnação econômica, mas foi justamente essa condição geográfica desafiadora que impulsionou a criação de um dos maiores polos industriais do país.
🔥💵 O declínio econômico: Depois do brilho da Belle Époque, Manaus viveu um longo período de apagamento econômico. No auge do ciclo da borracha, a cidade era uma das mais prósperas do país, marcada por luxo, arquitetura imponente e intensa vida cultural. Mas com o colapso do preço da borracha e a concorrência internacional, seu protagonismo se perdeu, e a capital amazonense entrou em décadas de estagnação.
💡 E o ressurgimento: A situação começou a se transformar em 1967, com a criação da Zona Franca de Manaus. Graças aos incentivos fiscais e ao modelo de livre comércio, a cidade retomou o protagonismo econômico, tornando-se um polo industrial que ressignificou seu isolamento em oportunidade.
O que é a Zona Franca de Manaus
Conheça a capital do Brasil isolada pela floresta que virou potência industrial.
Divulgação
Criada em 1967, a Zona Franca de Manaus (ZFM) é uma área de livre comércio e de incentivos fiscais voltada à importação, exportação e à instalação de indústrias no coração da Amazônia. O modelo oferece benefícios tributários a empresas que se instalam na área, atraindo investimentos e estimulando a produção local.
As mercadorias estrangeiras que entram na Zona Franca destinadas ao consumo interno, à industrialização ou ao beneficiamento estão isentas de impostos de importação e de produtos industrializados. O mesmo vale para produtos exportados ao exterior, que não pagam imposto de exportação.
Com validade garantida até 2073, a ZFM segue como pilar da economia amazonense. Só no Polo Industrial, são 552 empresas ativas que fazem parte do modelo, segundo dados da Superintendência da Zona Franca (Suframa).
O modelo, inclusive, é garantido pela Constituição Federal de 1988 e também está no Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, um documento que contém regras de transição do texto constitucional antigo para o atual.
🔎 Na prática, a Zona Franca de Manaus atrai empresas e indústrias do Brasil e estrangeiras por oferecer diversas vantagens econômicas. Além da burocracia reduzida, existem vantagens fiscais do modelo para o comércio exterior em pelo menos oito impostos.
Quase tudo é produzido na Zona Franca… quase tudo mesmo
O modelo Zona Franca conta com um dos mais modernos complexos industriais do país, equipado com tecnologia de ponta e capaz de operar em diversas áreas produtivas. Entre os principais produtos fabricados na região, destacam-se:
🔌Eletrodomésticos;
🚙Veículos;
📺Televisores;
📱Celulares;
🏍️Motocicletas;
📻Aparelhos de som e de vídeo;
❄️Aparelhos de ar-condicionado;
⏰Relógios;
🚲Bicicletas;
💻Microcomputadores;
📞Aparelhos transmissores e receptores;
E a Zona Franca pode estar mais perto do que você imagina
Selo da Zona Franca de Manaus…
Divulgação
E quer saber o que é produzido na Zona Franca de Manaus? É só olhar para o famoso selo que identifica os produtos do Polo Industrial de Manaus (PIM). Ele pode estar na sala da sua casa, no seu refrigerador, na televisão, no celular ou em diversos outros itens que você usa no dia a dia.
O selo traz as frases “Produzido no Polo Industrial de Manaus” e “Conheça a Amazônia”, junto à imagem de uma garça em pleno voo. Criado em 1982, ele serve para mostrar a origem dos produtos fabricados com os incentivos fiscais do modelo Zona Franca.
A escolha da garça não é por acaso: o pássaro simboliza liberdade, leveza e capacidade de alçar grandes voos — características que refletem a força do Polo Industrial de Manaus e sua busca constante por novos mercados. Além disso, por não ser exclusiva da Amazônia, a garça reforça o caráter nacional do desenvolvimento promovido pela Zona Franca.
A importância da Zona Franca de Manaus para o desenvolvimento da Amazônia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *