Semae suspende captação no Lago 1 da represa de Rio Preto após água ficar esverdeada
A água com coloração esverdeada fez o Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto (Semae) interromper a captação do recurso hídrico no Lago 1 da represa de São José do Rio Preto (SP), nesta terça-feira (19).
O lago é responsável pelo abastecimento de 30% da cidade, conforme a autarquia.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
A TV TEM entrevistou o diretor geral de gestão do Semae, Ibrahim Karan, que informou o motivo pelo qual houve a mudança na coloração da água.
“O que ocorreu no Lago 1 é um fenômeno natural, que ocorre devido às alterações climáticas. Por conta da falta de chuva, temos menos água na represa e também a alta incidência solar” , explica.
O diretor também esclareceu que, até esta terça-feira, isso não trouxe prejuízos ao serviço municipal de abastecimento. Segundo ele, uma medida alternativa foi adotada pelo poder público.
“Nós optamos por parar a captação de água no Lago 1 e, agora, estamos captando no Lago 3, onde a água está em ótimas condições para tratamento”, conta.
Água esverdeada do Lago 1 da represa de Rio Preto (SP)
TV TEM/Reprodução
A captação no Lago 3 vai continuar até que a água do Lago 1 volte a atender aos padrões de qualidade previstos pela autarquia. A expectativa do diretor é de que, com a chegada das chuvas, a situação seja normalizada.
Confira os destaques do g1
g1 em 1 minuto: câmeras escondidas flagram espécie inédita e rotina de animais em Jundiaí
Do voo do beija-flor ao banho da jaguatirica: câmeras escondidas flagram espécie inédita e rotina de animais na Serra do Japi
Casos de câncer colorretal dobram entre jovens em hospital do interior de SP
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM