‘Criciúma 100 anos de vida’: série especial do Jornal do Almoço celebra centenário de emancipação


Série especial sobre o centenário de emancipação de Criciúma
Muralha Filmes
O centenário de Criciúma ganha um espaço especial de celebração na tela da NSC TV a partir do dia 30 de setembro. Dentro do Jornal do Almoço Criciúma, a emissora exibirá a série “Criciúma: 100 anos de vida”, que contará histórias reais de personagens que ajudaram a escrever a trajetória do maior município do Sul de Santa Catarina ao longo deste século.
Serão seis episódios, exibidos sempre às terças-feiras, entre 30 de setembro e 4 de novembro, data oficial do aniversário de emancipação da cidade. Cada capítulo terá entre 4 e 6 minutos e apresentará histórias de vida que se unem com a própria história do município.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Criciúma celebra 100 anos de emancipação com programação cultural, esportiva e solidária
A coordenadora de telejornalismo da NSC TV de Criciúma, Denise de Medeiros, comenta que contar essas histórias é uma forma de mostrar uma parte da construção do município.
“Quem constrói uma cidade são as pessoas que vivem nela. São elas que dão vida a cada cantinho. Elas são as protagonistas. Então nada mais justo que contar um pouco dessas histórias. E teremos personagens de todas as idades, homens, mulheres, crianças, jovens. Cada um deles é responsável pela construção da história da cidade, então é um material bem especial”, reitera.
Das arquibancadas do estádio Heriberto Hülse às antigas minas de carvão, passando por iniciativas sociais, culturais e educacionais, os episódios revelam a Criciúma construída pelo trabalho, pela paixão e pelo espírito comunitário.
Programação dos episódios
30/09 – Episódio 1: Adilson Lima Soratto, 41 anos, e seu filho Benício, 3 anos, moradores do Centro, contam sua relação com o Criciúma Esporte Clube.
07/10 – Episódio 2: Wadissuavo Milack, 100 anos, morador da Linha Batista, celebra a vida junto com o centenário da cidade.
14/10 – Episódio 3: Edrovaldo Jaques, 44 anos, do bairro Pinheirinho, voluntário que há mais de duas décadas organiza festas beneficentes.
21/10 – Episódio 4: Normélia Ondina Lalau de Farias, 66 anos, do bairro Santa Bárbara, professora e coordenadora do Neab, referência na luta antirracista.
28/10 – Episódio 5: Benta Bitencourt de Assis, 100 anos, do bairro São Sebastião, relembra o ofício das escolhedeiras, mulheres que separavam o carvão nas minas.
04/11 – Episódio 6: Richeli Garcia da Silva, 19 anos, moradora do bairro Vila Vitória, conta sua história de vida no bairro Juventude, criado em 1949 como espaço de acolhimento social.
Os episódios serão exibidos no telejornal, transmitido a partir das 11h45 para todo o Sul catarinense, e publicados na sequência no GloboPlay.
Prefeito de Criciúma Vagner Espíndola fala sobre a programação do centenário da cidade
Cobertura especial no aniversário
O último episódio vai ao ar no dia 4 de novembro, dia em que comemora a emancipação de Criciúma, acompanhado de uma cobertura especial da NSC TV.
Durante o dia, o Jornal do Almoço, o Bom Dia Santa Catarina e o Globo Esporte terão edições ao vivo dedicadas às comemorações.
O objetivo da série é emocionar e resgatar lembranças, conectando passado, presente e futuro de Criciúma.
Com histórias e fatos vividos durante as dez décadas, esses episódios vão emocionar os moradores locais, mostrando que a verdadeira riqueza do município está nas pessoas que constroem diariamente essa trajetória.
Acompanhe tudo sobre os episódios da comemoração de 100 anos da emancipação de Criciúma no canal especial publicado pelo g1 SC.
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *