Defesa Civil combate incêndio na Vila Aviação em Bauru
A Prefeitura de Bauru decretou, nesta quarta-feira (1º), situação de emergência em razão da estiagem severa e prolongada que já dura cerca de 100 dias.
A medida, publicada no Diário Oficial, busca agilizar ações de enfrentamento aos incêndios e à crise hídrica, agravada pela queda no nível do Rio Batalha. Nesta quarta (1º), a lagoa de captação registra 1,51m, quando o nível ideal é 3,20m.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
Nesta terça-feira (30), incêndios de grandes proporções atingiram o município, incluindo uma área de cerrado próxima ao Instituto Lauro de Souza Lima, e no bairro Jardim Colonial.
Além disso, bairros atendidos pelo Rio Batalha estão em sistema de rodízio de água há mais de um mês, abastecidos por 14 horas em dias alternados.
Incêndio no Jardim Colonial em Bauru
Lucas Mello/ Arquivo pessoal
O decreto autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais, sob coordenação da Defesa Civil, além do uso de poços, reservas e represamentos privados, desde que atendam padrões de qualidade, para reforçar o armazenamento e o abastecimento durante o período crítico.
Além disso, o Departamento de Água e Esgoto (DAE) deverá disponibilizar água não potável para abastecimento de caminhões-pipa no combate às queimadas e as secretarias de Infraestrutura, Agricultura e Abastecimento (Sagra) e Serviços Urbanos deverão disponibilizar máquinas pesadas para auxiliar na contenção do fogo.
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
VÍDEOS: assista às reportagens da região