Cristo Redentor completa 94 anos e impulsiona turismo religioso no Rio
O Cristo Redentor, uma das sete maravilhas do mundo moderno, completa 94 anos neste domingo (12) com uma programação especial que une fé, cultura e celebração. O monumento, localizado no alto do Corcovado, no Rio de Janeiro, atrai turistas do Brasil e do mundo — muitos deles pela primeira vez.
Maria Gomes, auxiliar de limpeza que mora em Duque de Caxias, só conseguiu conhecer o Cristo Redentor neste sábado, após 36 anos. Ela veio ao monumento acompanhada da filha.
“Lazer, é fé, uma cidade maravilhosa”, disse emocionada.
Dona Elvira, que veio da Colômbia com a família, também se emocionou ao ver o monumento pela primeira vez. “Muito feliz!”, celebrou ela, falando em espanhol.
Apesar do dia nublado, o casal de médicos francês não se intimidou e registrou o momento: “É magnífico. Muito, muito, muito lindo!”, disseram.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias do RJ em tempo real e de graça
Mercado bilionário
Cristo Redentor completa 94 anos neste domingo (12)
Reprodução/TV Globo
O aniversário marca um impulsionamento do turismo religioso no Rio. No Brasil, a prática movimenta R$ 15 bilhões por ano e atrai quase 18 milhões de viajantes.
Em maio, uma lei estadual criou o programa Rotas do Sagrado. Além do Cristo Redentor, participam do programa:
Mosteiro de São Bento
Outeiro da Glória
Igreja da Penha
Candelária
Grande Templo Israelita
Mesquita da Luz
Catedral Mundial da Fé
Tenda Espírita Vovó Maria Conga de Aruanda
Casa de Candomblé Ilê Axé Opô Afonjá
Programação especial
Cristo Redentor iluminado de azul pelos 100 anos de Globo
Santuário Cristo Redentor/Divulgação
Por ser também o Dia das Crianças, a celebração começa às 7h com o espetáculo musical “Saltimbancos Trapalhões in Concert”.
Às 8h, será realizada uma missa em ação de graças pelo aniversário do Cristo e em honra a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. O comediante Renato Aragão vai coroar a imagem da santa.
A programação inclui ainda:
Parabéns ao Cristo com bolo para os visitantes
Missas às 11h, 15h e 17h
Oração do Ângelus ao meio-dia e às 18h
O reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar, reforça o simbolismo do monumento: “Aquele monumento não está à toa lá em cima. Está ali para abençoar todos nós. Hoje, mais do que nunca, o Cristo Redentor desce a montanha do Corcovado para fazer o bem. Estabelece uma rede imensa de solidariedade, de amor e de cuidado.”