Defesa Civil de Porciúncula reforça monitoramento do Rio Carangola durante período de chuvas


Defesa Civil de Porciúncula reforça monitoramento do Rio Carangola durante chuvas
Com a chegada do período de chuvas, a Defesa Civil de Porciúncula, no Noroeste Fluminense, ampliou as ações de prevenção para reduzir os transtornos causados por possíveis cheias.
Entre as medidas adotadas está o monitoramento 24 horas do Rio Carangola, que agora conta com uma régua de medição instalada no leito do rio. O equipamento indica os níveis de alerta, atenção e transbordo.
A régua foi colocada no Beco do Hospital, em um ponto de fácil acesso, para que a população possa acompanhar o nível da água em tempo real e se organizar com antecedência em caso de elevação.
📱 Siga o canal do g1 Norte Fluminense no WhatsApp.
Além disso, duas câmeras foram instaladas para monitorar áreas consideradas críticas: uma no bairro Operário e outra na localidade da Ilha.
Segundo o secretário de Defesa Civil, Edimaldo Ferreira, Porciúncula é o município mais afetado da região durante períodos de cheia, já que cerca de 70% da população vive em áreas de transbordo.
“A Defesa Civil não tem como prever se as cheias serão de dois ou oito metros, mas temos o dever de preparar as pessoas para que os transtornos sejam minimizados”, afirmou.
O secretário destacou ainda que o monitoramento contínuo é fundamental para garantir a segurança dos moradores e permitir que decisões sejam tomadas com rapidez.
O contato da Defesa Civil de Porciúncula é (22) 92005-4191.
Equipamentos instalados permitem acompanhamento em tempo real do nível da água
Diego Varsi

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *