Defesa Civil diz que depósito de lixo irregular atingido por incêndio vai ser lacrado em Presidente Prudente


Cetesb multa dono de depósito após incêndio suspender aulas no Sesi Prudente
A Defesa Civil de Presidente Prudente (SP) informou nesta terça-feira (14) que vai pedir a lacração do depósito de lixo e entulho irregular atingido por incêndio desde domingo (12), no Parque Furquim.
Segundo a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), o local funciona de forma irregular, já acumula histórico de autuações e o proprietário será multado pela irregularidade.
📲 Participe do canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
Mesmo com as chuvas registradas desde o fim de semana, a fumaça densa continuava visível na manhã desta terça-feira e se espalhou por diversos bairros da cidade. O problema chegou a afetar o funcionamento do Sesi Furquim, que suspendeu as aulas temporariamente por medida de segurança.
Fumaça se espalhou por vários bairros de Presidente Prudente e proprietário será multado
Emerson Sanchez/TV TEM
Durante vistoria feita pela Cetesb e pela Defesa Civil, os órgãos constataram que o terreno não possui alvará e recebe materiais proibidos, como resíduos de construção e terra de terraplanagem. O caso será encaminhado ao Ministério Público, que poderá investigar a ocorrência de crime ambiental.
LEIA TAMBÉM:
GARÇOM DO FAROL: Personagem popular em Presidente Prudente completa 10 anos em atividade
DISCUSSÃO: Briga entre homens em situação de rua acaba em morte em Panorama
Em entrevista a TV TEM, o coordenador da Defesa Civil, Luís Felipe Nogueira Floriano, explicou que o incêndio é do tipo subterrâneo, o que dificulta o controle das chamas e faz com que a fumaça persista por dias.
“Essa área não pode, em hipótese alguma, receber esse tipo de dejeto, tanto que estamos entrando em contato com os órgãos responsáveis da prefeitura, justamente para a gente interditar e fazer a lacração desse lugar. Esse incêndio é um incêndio atípico, de centro subterrâneo, onde não só o uso de água consegue controlar”, explicou o coordenador.
Riscos
Desde domingo, equipes do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Agricultura trabalham para conter o fogo.
Conforme a Defesa Civil, a queima ocorre por baixo da camada de resíduos, o que gera a fumaça espessa, mas não representa risco direto à saúde da população, segundo o órgão.
Ainda não há confirmação das causas do incêndio, mas a prefeitura reforçou que provocar queimadas é crime, sujeito a multa e detenção.
Moradores podem denunciar descartes e queimadas irregulares pelo telefone 156 da Prefeitura ou na Polícia Militar Ambiental, pelo número 190.
Fumaça se espalhou por vários bairros de Presidente Prudente e proprietário será multado
Emerson Sanchez/TV TEM
O coordenador da Defesa Civil, Luís Felipe Nogueira, explicou sobre os motivos nos quais dificultam o combate contra o incêndio
TV TEM/Reprodução
Fumaça se espalhou por vários bairros e fez o Sesi Prudente suspender as aulas nesta terça-feira (14)
Emerson Sanchez/TV TEM
Veja mais notícias no g1 Presidente Prudente e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *