O secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, afirmou nesta sexta-feira (26) que a nova delegacia do órgão, que está sendo estruturada e formalizada pelo governo, além da reforma tributária e da aprovação do projeto que cria o Devedor Contumaz pelo Congresso Nacional são avanços contra o crime organizado no país.
As declarações foram dadas em entrevista exclusiva à GloboNews. Nesta semana, o ministro Haddad anunciou a formalização de uma nova delegacia do Fisco contra operações “estruturadas” do crime organizado. A reforma tributária já foi aprovada pelo Congresso Nacional, e começa em 2027 no âmbito federal. Já o Devedor Contumaz ainda tem de ser aprovado pela Câmara dos Deputados, depois de ter passado pelo crivo do Senado Federal.
“O crime organizado procura caminhos, constrói caminhos, e o poder publico tem de ir atrás. As organizações criminosas se utilizam de empresas, de estruturas societárias, financeiras para ocultar e lavar dinheiro do crime. E o que estamos fazendo, desde 2023, com uma equipe especializadas em fraudes estruturadas, utilização de sistemáticas complexas societáris, financeiras, para ocultar dinheiro do crime. O que vamos fazer, no próximo passo é perenizar, tornar permanente, uma delegacia de combate ao crime organizado e estruturado”, disse Barreirinhas.