Dia do Hobbit: donos de hospedagem temática realizam evento para comemorar data do universo de Tolkien


Donos de hospedagem temática realizam evento para comemorar dia do hobbit em Jundiaí
🧙‍♂️ “Numa toca no chão vivia um hobbit” e é a partir de uma destas tocas que uma família de Jundiaí, no interior de São Paulo, conseguiu “transportar” visitantes diretamente para a terra-média, do universo criado pelo autor J.R.R Tolkien.
Nesta segunda-feira (22), fãs de Tolkien e da saga “O Senhor dos Anéis” comemoram o Dia do Hobbit, ou como é chamado em inglês, o Hobbit Day. Os hobbits são um povo pequeno, antigo, com orelhas pontudas e pés peludos, que protagonizam as histórias do autor britânico.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Em um cantinho de Jundiaí, entre as montanhas da Serra do Japi, existe uma hospedagem temática inspirada em uma toca hobbit, onde os proprietários realizaram um evento temático com direito a comidas inspiradas no filme, além de um desfile e concurso de cosplays, neste sábado (20). Assista parte do desfile no início da reportagem.
Entre os personagens montados pelos cosplayers com espadas, cajados e armaduras, estavam Gandalf, Aragorn, Tauriel, Legolas um cavaleiro nazgul e o vilão Sauron.
“Para nós essa festa é um marco, um memorial. É como se o nosso ano na terra-média Jundiaí começasse, nascesse e florescesse, a partir do 22 de setembro, Dia dos Hobbits, na primavera anual. Um renovo, um recomeço, uma nova etapa a cada ano”, disse Meriele Sá, empresária que administra a hospedagem com a família.
Família de Jundiaí (SP) tem hospedagem inspirada no universo de ‘O Senhor dos Anéis’
Arquivo pessoal
A hospedagem, inaugurada em 30 de março de 2021, fica a aproximadamente 45 minutos da capital paulista e recebe diversos visitantes por ano. O local também faz parte de uma Áreas de Proteção Ambiental (APA).
No dia do Hobbit Day, ao menos 100 pessoas estiveram presentes para participar das atividades. A próxima edição também já tem data marcada e será realizada no dia 19 de setembro de 2026.
Evento foi realizado na Holy House Br, em Jundiaí (SP), acomodação inspirada no universo de ‘O Senhor dos Anéis’
Arquivo pessoal
Apesar do sucesso da festa, a realização do evento exigiu muito planejamento por parte dos administradores do espaço, que priorizaram oferecer aos participantes uma experiência parecida com a da estadia da toca, sendo aconchegante e intimista.
“Muitos são os desafios anuais para que essa festa aconteça. Sempre envolve uma grande força de vontade e trabalho para acontecer. Mas como o professor Tolkien nos ensinou: ‘Não existe triunfo sem perda, não há vitória sem sacrifício'”, pontuou Meriele.
“Vamos fazer o evento até quando a gente ficar velhinho! Isso porque queremos que os nossos filhos e netos sigam o legado, porque é algo muito importante para a humanidade: lembrar dos ensinamentos de Tolkien e celebrar uma vida simples, nem que seja por um dia!”, acrescentou.
Meriele Sá e o esposo, Getúlio Sá, junto com um dos cosplayers que participaram do Hobbit Day, em Jundiaí (SP)
Arquivo pessoal
🧝 Concurso de cosplay
O concurso de cosplay deste ano reuniu cosplayer da região e de outras partes do estado. Ao g1, um dos jurados, Igor Gimenes, que é médico veterinário e professor de anatomia, de Jundiaí, contou que a competição foi acirrada e que todos fizeram um bom trabalho ao personificar personagens deste mundo medieval.
“As pessoas se empenharam muito nos visuais, cada ano as pessoas entram mais nesse universo. Esse ano tivemos mais cosplayers profissionais também, para poderem fazer conteúdo para seus canais mas também para competir”, disse.
Igor Gimenes é um cosplayer de Jundiaí (SP) que participa dos eventos da Holy House
Arquivo pessoal
Os vencedores foram Samantha Lordello, em terceiro lugar como a elfa Tauriel, Manoel Lucas em segundo, que estava vestido de Gandalf e, em primeiro lugar, Rayssa Cruz que estava de Sauron.
“Foi mágico poder ver tanta gente talentosa vivendo uma única obra ali, dando vida para personagens que a gente tanto ama. Foi uma decisão difícil para chegarmos na colocação porque tínhamos outros competidores talentosos e com roupas boas também, mas chegamos num consenso entre os quatro jurados e conseguimos chegar na decisão final”, disse.
Igor conheçeu a Holy House na época da sua inauguração, quando pediu permissão a família Sá para fazer um ensaio fotográfico dos seus personagens. Depois deste primeiro contato, eles se tornaram amigos e agora Igor participa de todas as edições do evento.
Legolas Greenleaf é um dos cosplays de Igor Gimenes, de Jundiaí (SP)
Arquivo pessoal
Cosplayers participaram do evento em hospedagem de Jundiaí (SP) com personagens do universo de Tolkien
Arquivo pessoal
Aragorn foi um dos personagens que participou do desfile de cosplays na Holy House, em Jundiaí (SP)
Arquivo pessoal
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *