Dia Internacional do Acesso Universal à Informação: entenda como a tecnologia contribui para a difusão da comunicação


Neste dia 28 de setembro é celebrado o Dia Internacional do Acesso Universal à Informação. Proclamada pela UNESCO em 2015 e adotada pela Assembleia Geral da ONU em 2019, a data tem o objetivo de reforçar o acesso à informação como direito fundamental, a partir da promoção da transparência e participação cidadã.
em 28 de setembro é celebrado o Dia Internacional do Acesso Universal à Informação
cinematranscendental
No contexto brasileiro, o Dia Internacional do Acesso Universal à Informação também dialoga com outras duas importantes datas celebradas neste mês de setembro: Dia da Imprensa, dia 10, e Dia Nacional do Rádio, dia 25. Tendo em vista este cenário de avanços da comunicação, o percurso do jornal impresso ao rádio demonstra o impacto da tecnologia no alcance e na forma de difusão da informação.
No Unipiaget, o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas aborda justamente esta evolução informacional. Para o coordenador, Profº. Marco Sales, essas datas celebram o desenvolvimento da comunicação. “A trajetória entre o papel impresso da Gazeta do Rio de Janeiro, primeiro jornal impresso no Brasil, o impulso sonoro do rádio e o reconhecimento global do acesso à informação evidencia como cada inovação tecnológica ampliou a inclusão e o poder de comunicação. A Internet, ao conectar qualquer ponto do planeta instantaneamente, é a culminação desse movimento, fortalecendo a disponibilidade de dados e ferramentas públicas”, explica.
Portanto, estas três datas não apenas celebram marcos históricos específicos, mas compõem um caminho que culmina na reivindicação do acesso à informação como bem comum. Hoje, graças ao desenvolvimento tecnológico, o ideal da imprensa escrita, do rádio e da transparência digital pode ser uma realidade vivida e celebrada por todos.
Quer fazer parte do avanço da informação?
Venha estudar Análise e Desenvolvimento de Sistemas no Unipiaget! Acesse: https://nl.ong.br/piaget-g1

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *