É #FAKE mensagem sobre suposto projeto de capacitação para o Brasil Sem Fome; ministério diz que se trata de golpe


É #FAKE mensagem sobre suposto projeto de capacitação para o Brasil Sem Fome; trata-se de golpe
Reprodução
Circulam em redes sociais e no WhatsApp mensagens prometendo a gestores públicos a liberação de recursos para um suposto “projeto de capacitação para o programa Brasil Sem Fome”. É #FAKE.

g1
🛑 Como são as publicações falsas?
As mensagens falsas, que circulam em redes sociais e no WhatsApp, prometem a gestores municipais e suas equipes uma série de benefícios. O principal deles é liberação de recursos financeiros, sendo possível repassar até R$ 300 mil para a “capacitação” do município.
Os textos mencionam que o projeto é uma parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). Eles usam o nome oficial do órgão para garantir credibilidade.
Os conteúdos mentirosos citam o “programa Brasil sem Fome” e um “projeto de capacitação em segurança alimentar e nutricional e combate à fome” – mas nenhum dos dois é real (veja mais abaixo). O que existe é o Plano Brasil sem Fome, iniciativa lançada pelo governo federal em 31 de agosto de 2023 para tirar o país do Mapa da Fome.
Além disso, usam uma linguagem técnica, citando o fortalecimento de políticas públicas e a promoção da segurança alimentar, o que faz com que pareçam legítimas.
⚠️ Por que são mentirosas?
Nesta segunda-feira (dia 1º), o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome publicou, em seu site oficial, um comunicado dizendo que “são falsas as mensagens que circulam em aplicativos de mensagens e redes sociais sobre um suposto ‘projeto de capacitação para o Programa Brasil Sem Fome'”.
A nota continua: “As mensagens citam um inexistente projeto de capacitação em ‘Segurança Alimentar e Nutricional e Combate à Fome’, mas não há nenhuma ação em curso com esse título. Além disso, não existe ‘Programa Brasil Sem Fome’. O que existe é o Plano Brasil Sem Fome, que articula 80 ações interministeriais. Portanto, trata-se de golpe. O ministério recomenda que mensagens desse tipo não sejam respondidas nem compartilhadas”.
A pasta afirma que:
“não solicita repasse de valores, dados bancários ou pessoais por aplicativos de mensagens”;
e “todas as informações oficiais sobre programas, capacitações e recursos do governo federal são divulgadas exclusivamente pelos canais institucionais do MDS”.
É #FAKE mensagem sobre suposto projeto de capacitação para o Brasil Sem Fome; trata-se de golpe
Reprodução
Veja também
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *