É #FAKE vídeo de Trump criticando, em português, o julgamento de Bolsonaro pelo STF; áudio foi manipulado por IA


Trump não mencionou julgamento de Bolsonaro em evento com CEO da Apple
g1
Circula nas redes sociais um discurso do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticando o julgamento de Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF) e ameaçando os ministros com sanções mais duras. É #FAKE.
selo fake
g1
🛑O que diz a publicação mentirosa?
Publicado no dia 1º de setembro de 2025 no Facebook, onde já teve mais de 63 mil curtidas, vídeo mostra uma fala adulterada do presidente americano dentro do salão da Casa Branca. . Ao longo de 4 minutos, o vídeo mostra o deepfake (veja mais abaixo) do presidente dos EUA criticando, em português, o julgamento de Jair Bolsonaro pela primeira turma do Supremo Tribunal Federal (STF), que teve começo nesta terça-feira (2). Bolsonaro e mais sete são julgados pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado (leia mais).
Acompanham Trump na cerimônia o vice-presidente, JD Vance, o secretário do Tesouro, Scott Bessent e o CEO da Apple, Tim Cook.
O áudio manipulado atribui a Trump críticas ao STF, acusando ministros de golpe e ameaçando sanções caso não encerrem investigações contra Bolsonaro: “Quero fazer um alerta a todos vocês. Encerrem imediatamente todos os inquéritos sobre a farsa do golpe de Estado que vocês armaram para criminalizar o Presidente Bolsonaro e todos os outros patriotas inocentes.” Caso insistam com essa farsa maligna, garanto que todos vocês pagarão muito caro por cada um de seus crimes”.
O texto que acompanha o vídeo diz: “Trump acusa STF de golpe de Estado no Brasil e promete sanções duras. Trump afirma que não permitirá a consolidação de um regime comunista no país e ameaça aplicar mais sanções contra ministros do Supremo Tribunal Federal e seus cúmplices (…) “Se insistirem nessa farsa, todos pagarão por seus crimes. O mundo já sabe o que está acontecendo no Brasil”, declarou. Trump ainda prometeu que esforços seriam feitos para que os magistrados e aliados envolvidos fossem investigados e responsabilizados criminalmente”.
⚠️ Por que ela é falsa?
O Fato ou Fake submeteu o vídeo à plataforma Hiya, que identifica falas criadas ou manipuladas por inteligência artificial (IA). Resultado da análise: em uma escala de 0 a 100 de “nível de autenticidade”, o áudio obteve a pontuação de 7 –tratando-se, portanto, de um deepfake (técnica que permite alterar conteúdos como vídeos e fotos).
Para encontrar o vídeo que serviu de base o material falso, o Fato ou Fake selecionou um frame (imagem estática) da gravação e fez uma busca reversa com a “foto” no Google Lens. Essa ação permite identificar publicações mais antigas de um material na internet.
A pesquisa levou, finalmente, ao registro de uma coletiva de imprensa, de 40 minutos de duração, com a presidente dos EUA ocorrida em 6 de agosto de 2025, que pode ser acessado no canal de YouTube da “Fox News”.
No vídeo, Trump anuncia um investimento de 100 bilhões de dólares da Apple em instalações nos Estados Unidos. Ele diz também que imporá uma tarifa de “quase” 100% sobre chips de computador importados, mas isentará àquelas que produzirem chips dentro do território americano.
Em nenhum momento da filmagem original, Trump menciona o julgamento do ex-presidente Bolsonaro.
Trump não mencionou julgamento de Bolsonaro em evento com CEO da Apple
g1
Veja também
Veja o que é #FATO ou #FAKE em vídeos do conflito entre Israel e Irã
Fato ou Fake analisa imagens do conflito entre Israel e Irã
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *