É #FAKE vídeo em que Cármen Lúcia supostamente apoia anistia a condenados por trama golpista; conteúdo foi gerado com IA


É #FAKE vídeo que atribui à ministra Cármen Lúcia apoio à anistia aos condenados pela trama golpista; conteúdo foi criado com IA
Reprodução
Circula nas redes sociais um vídeo alegando que a ministra Cármen Lúcia teria declarado, em uma “sessão secreta” do Supremo Tribunal Federal (STF), ser a favor da anistia aos condenados pela trama golpista. É #FAKE.
selo fake
g1
🛑 Como é a publicação falsa?
Com o título ” STF traído! Cármen Lúcia em lágrimas apoia anistia e admite: Sistema judicial fora de controle”, o vídeo de mais de 14 minutos foi publicado na sexta-feira (26) no YouTube, onde acumulou mais de 600 mil visualizações. Ele mostra um homem em um estúdio mal-iluminado.
O próprio autor do canal citou que o roteiro é uma “obra de ficção” e que as informações não são factuais. Segundo ele as cenas são criadas com inteligência artificial (IA), com finalidade “de entretenimento e reflexão”. Mas, logo em seguida, o homem afirma que o perfil supostamente trata de “fatos que a grande mídia esconde”. Boa parte dos mais de 6 mil comentários trata as alegações mentirosas como se fossem verídicas.
O Fato ou Fake mostrou o conteúdo à assessoria de imprensa do Supremo Tribunal Federal (STF). Em reposta, por e-mail, a Corte alertou que “a informação do vídeo é falsa e não tem qualquer procedência” (leia mais abaixo).
Um trecho do conteúdo mentiroso diz: “Durante sessão administrativa fechada que vazou para este canal, a ministra Cármen Lúcia, conhecida por sua postura firme e inflexível, teve um colapso emocional sem precedentes, rompendo em lágrimas enquanto admitia ter cruzado linhas que jamais deveriam ser ultrapassadas por um juiz. Fontes presentes no encontro confirmam”.
“A ministra declarou abertamente que está disposta a apoiar a anistia geral em tramitação no Congresso após descobrir que seus familiares estão sob investigação minuciosa por autoridades americanas. Em um trecho de áudio que obtivemos com exclusividade, ouve-se claramente Carmen Lúcia, com voz embargada, confessar: ‘Nos tornamos aquilo que sempre combati, juízes que abandonaram a imparcialidade para atender objetivos políticos.'”
O vídeo falso foi publicado dias após o STF condenar Jair Bolsonaro (PL) a 27 anos e 3 meses no julgamento da trama golpista. Pela primeira vez na história do Brasil, um ex-presidente foi condenado por golpe de Estado.
Em seu voto, Cármen Lúcia descreveu o julgamento como encontro do Brasil com passado, presente e futuro. Com o voto da ministra, na véspera da decisão final, a Primeira Turma da Corte formou maioria pela condenação. Aliados de Bolsonaro defendem a aprovação de um projeto de anistia aos condenados pela trama golpista. Cármen Lúcia já se manifestou publicamente contra isso.
⚠️ Por que a publicação é mentirosa?
O vídeo sequer mostra uma pessoa real. O Fato ou Fake submeteu o conteúdo à ferramenta Hiya Deepfake Voice Detector, que detecta áudios fabricados com IA. Resultado da análise: nota 1 (em uma escala que vai de 0 a 100). Um valor baixo como esse indica que o material analisado tem altíssima probabilidade de ser deepfake (técnica de adulteração que permite alterar conteúdos como vídeos e fotos).
O Fato ou Fake também verificou o material no SynthID Detector, plataforma do Google que verifica conteúdos gerados com IA da própria empresa. Resultado da análise: “Feito com IA do Google (vídeo) – SynthID detectado em todo ou parte do conteúdo carregado”.
O SynthID é uma tecnologia que insere uma marca d’água para identificação de conteúdo gerado com modelos de IA do Google. Essa espécie de selo é incorporads diretamente em vídeos, imagens, áudio ou texto fabricados sinteticamente.
Embora imperceptível para humanos (que não conseguem verificar o indicador apenas assistindo às cenas ou escutando os áudios), essa técnica é detectável pelo sistema.
O Fato ou Fake submeteu o vídeo ao SynthID Detector. Resultado da análise: “Feito com IA do Google (vídeo) – SynthID detectado em todo ou parte do conteúdo carregado”
Reprodução
É #FAKE vídeo que atribui à ministra Cármen Lúcia apoio à anistia aos condenados pela trama golpista; conteúdo foi criado com IA
Reprodução
Veja também
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
P
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *