É #FAKE vídeo que mostra baleia em ilha de lixo plástico; imagem foi produzida com inteligência artificial
Reprodução
Circula nas redes sociais um vídeo que mostra imagens aéreas de uma baleia nadando em meio a uma ilha de lixo plástico. É #FAKE.
selo fake
g1
🛑 Como é a publicação?
Publicado no Instagram em 31 de julho, o vídeo mostra uma baleia nadando em meio a uma “ilha” de lixo plástico. Sobre a cena, há uma mensagem que cita “Uma das imagens mais revoltantes” e recomenda a leitura da legenda.
A legenda diz: “[…] Tá todo mundo cansado de ouvir que o plástico é um problema. Mas o que nem todo mundo sabe é que esse problema tem nome: petroleiras! Elas estão sabotando nossa única chance de não testemunhar mais paisagens assim: um tratado global contra a poluição por plástico. As petroleiras estão tentando te enganar, dizendo que a produção de plástico pode aumentar porque existe reciclagem. MAS SÓ 9% DE TODO O PLÁSTICO NO MUNDO É RECICLADO! Basta!!!!!!! […]”.
Em outro trecho do texto, lê-se: “Vídeo produzido com Inteligência Artificial e sinalizado como informação de IA no Instagram. A imagem é resultado de dados sobre a poluição plástica nos oceanos e corresponde à realidade”.
Na seção de comentários, usuários disseram ter entendido que se trata de conteúdo sintético. Mas há posts como este: “Acho importante dizer e reforçar na legenda que o video foi feito com IA. Eu só percebi depois de ler os comentários”.
Em 2 de agosto, o dono do perfil escreveu um novo post: “[…] Utilizei o recurso de forma consciente, para disputar narrativa com as petroleiras, que estão investindo pesado para impulsionar posts e pagar influenciadores que defendem o petróleo e o plástico. Criar imagens reais impactantes e de qualidade custa caríssimo. Um drone capaz de fazer aquele vídeo custa mais de 30k. Fora custos logísticos […]”.
📌 Qual é o contexto da publicação?
O conteúdo viralizou em meio a um debate internacional sobre o tema. Entre 5 e 15 de agosto, representantes de quase 180 países se reuniram, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Genebra, para chegar ao primeiro tratado mundial destinado a reduzir a poluição por plásticos – ameaça crescente ao planeta. Mas as negociações terminaram sem consenso.
A poluição causada por resíduos plásticos é um “perigo grave, crescente e subestimado” para a saúde. O custo estimado para o mundo é de pelo menos US$ 1,5 trilhão (R$ 8,2 trilhões) por ano, segundo relatório publicado em 4 de agosto na revista médica “The Lancet”.
Na abertura do evendo da ONU, o diplomata equatoriano Luis Vayas Valdivieso, presidente dos debates, alertou: “A poluição por plásticos está danificando os ecossistemas, contaminando oceanos e rios, ameaçando a biodiversidade, prejudicando a saúde humana e afetando de forma injusta os mais vulneráveis. A emergência é real […], e a responsabilidade recai sobre nós”.
⚠️ O que apontam ferramentas de verificação?
O Fato ou Fake submeteu o vídeo ao SynthID Detector, plataforma do Google que verifica conteúdos gerados com a IA da própria empresa. A análise apontou uso desse recurso “em todo ou parte do conteúdo carregado” (veja abaixo).
O SynthID é tecnologia que aplica uma marca d’água (espécie de selo) para identificação de conteúdo gerado com modelos de IA do Google. Elas são incorporadas diretamente em vídeos, imagens, áudio ou texto fabricados sinteticamente. Essa técnica é imperceptível para humanos, mas detectável pelo sistema.
O detector de inteligência artificial SynthID aponta que o vídeo foi feito com a inteligência artificial do Google
Reprodução
Já a plataforma Decopy AI aponta 99,99% de probabilidade de a imagem conter IA (veja abaixo).
A ferramenta de detecção Decopy também apontou que o vídeo é feito por IA
Reprodução
É #FAKE vídeo que mostra baleia em ilha de lixo plástico; imagem foi produzida com inteligência artificial
Reprodução
Veja também
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
O vídeo mentiroso foi publicado no X nesta quarta-feira (13) e alcançou mais de 106 mil visualizações. A cena a
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)