Em São Paulo, Festival Negritudes faz encerramento debatendo o pertencimento e a autoestima de pessoas negras


Natura
Felipe Vianna/Agência Canarinho
No dia 18 de setembro, o Sesc Pompeia, patrimônio cultural da capital paulista, foi palco da etapa final do Festival Negritudes deste ano. Em um ambiente de celebração e troca de saberes, o evento reuniu nomes importantes da comunidade negra em torno de debates sobre música, educação, carreira e tradição.
Mas um tema ganhou destaque especial nesta edição: o pertencimento. Abordado sob múltiplos olhares, sobretudo em sua relação com autoestima e identidade, o assunto movimentou as rodas e os bate-papos entre convidados e público
Estande da Natura é destaque em edição paulistana do Festival Negritudes.
Felipe Vianna / Agência Canarinho
A Natura, patrocinadora oficial do Festival Negritudes, mais uma vez marcou presença com um estande que se tornou ponto de encontro. Lá, visitantes puderam conhecer e experimentar a linha Tododia Jambo Rosa e Flor de Caju, desenvolvida especialmente para peles pretas e pardas, após uma extensa pesquisa com mais de 2 mil mulheres negras em todo o país.
No estande da Natura
Público experimentou a linha completa de Natura Tododia Jambo Rosa e Flor de Cajú.
Felipe Vianna / Agência Canarinho
E falando de Natura Tododia Jambo Rosa e Flor de Caju, durante todo o evento, o público pôde sentir de perto cada um desses produtos e compartilhar impressões sobre textura, fragrância e performance.
O estande tornou-se não apenas um espaço de autocuidado, mas também de troca de histórias, dicas e vivências, reunindo paulistanos e pessoas de outras cidades que vieram prestigiar o evento.
Natura
Felipe Vianna / Agência Canarinho
É o caso da Isabella Asheri, de Belo Horizonte (MG), que esteve no Negritudes em São Paulo pelo segundo ano consecutivo. No estande da Natura, ela elogia a iniciativa da nova linha e confessa que o Creme Corporal Nutrição Radiante é seu queridinho. “Eu já amei pelo efeito hidratante que ele tem! Não vejo a hora de usar no dia a dia”, revela.
Natura
Felipe Vianna / Agência Canarinho
As paulistanas Maria Neide Joaquim e Sandra Bueno, respectivamente mãe e filha, já acompanham o festival de outras edições e ficaram encantadas com a nova linha. “Isso é novo, e é lindo! Uma linha que mostra como a gente é bonita!”, celebra Dona Maria Neide. O favorito entre elas é unânime: o Óleo em Creme Ultranutritivo Restaurador.
Natura
Felipe Vianna / Agência Canarinho
Algumas pessoas tiveram mais de um favorito, e Ana Flávia Macedo é uma delas. A modelo e atriz de Suzano (SP) diz que a Geleia Iluminadora Corporal já entrou pra lista de melhores produtos de beleza testados neste ano, elogiando o efeito glow que deixa na pele. Mas também se rendeu ao Body Splash que, para ela, tem uma fragrância deliciosa. “Eu amo produtos que realcem minha cor, e Natura entregou tudo com essa linha”, ela diz.
A potência da representatividade
Natura
Felipe Vianna / Agência Canarinho
Mais do que apresentar um novo portfólio, a participação da Natura reforçou um compromisso histórico: ampliar as vozes negras e valorizar suas narrativas. Para além do cuidado com a pele, a linha Jambo Rosa e Flor de Caju foi criada para devolver autoestima, reconhecendo especificidades que, durante muito tempo, foram ignoradas pela indústria da beleza.
Em fala emocionante no palco do Negritudes, Aline Lima, Head de Diversidade e Inovação da Natura, trouxe essa dimensão ao centro do debate. Em seu discurso, ela reflete como os padrões de beleza atravessam mulheres negras desde a infância, e como isso reverbera na autoestima como um todo: desde a aparência até o intelecto.
“Eu odiava o espelho, porque o que eu via eu não gostava”, ela diz. Em seguida, a Head conta o que virou essa chave: suas referências. Ao buscar mulheres negras em diferentes segmentos, das artes ao mundo corporativo, essa relação se transformou. “Quando a gente pode se ver em quem se parece com a gente, a nossa autoestima se fortalece. Hoje eu me vejo mais nas pessoas ao meu redor. E gosto desse espelho”, completa.
Natura
Felipe Vianna / Agência Canarinho
Aline Lima comenta iniciativas de promoção da diversidade racial dentro da Natura e celebra um grande marco: o atual quadro de colaboradores conta com 40% de pessoas negras, em diversas áreas de atuação, algo que, segundo ela, também se reflete no senso de pertencimento dentro da empresa.
Negritudes pelo Brasil: um ciclo que continua
Natura
Felipe Vianna / Agência Canarinho
Em 2025, o Festival Negritudes percorreu diferentes regiões do país com apoio da Natura: Brasília, Rio de Janeiro, Salvador e, por fim, São Paulo. Cada cidade trouxe sua identidade e seus debates, mas todas compartilham a mesma energia de afirmação e celebração.
Esse percurso culminou na capital paulista com o tema do pertencimento, fechando um ciclo que deixa saudade, mas que também abre caminhos para novas conversas.
O Negritudes, ao lado da Natura, mostrou que beleza, cultura e identidade se encontram para transformar experiências em legado.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *