São muitas as preocupações dos milhões de estudantes que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Até o candidato mais preparado já pensou nos piores cenários, como: E se eu zerar a redação?
O medo não é infundado: segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mais de 132 mil candidatos obtiveram nota zero na redação em 2023 – cerca de 5% dos participantes. A prova, que neste ano será aplicada em 9 de novembro, tem peso decisivo na nota final.
📲 Siga o canal do g1 Enem no WhatsApp
O que zera a redação do Enem?
Conforme determinado na Cartilha do Participante, disponibilizada pelo Inep, a redação receberá nota 0 (zero) se apresentar uma das características a seguir:
Fuga total ao tema
Não obediência ao formato dissertativo-argumentativo
Folha de redação em branco ou com até 7 linhas escritas (10 linhas no sistema Braille, no caso dos candidatos com deficiência visual)
Cópia de textos da prova (linhas copiadas serão desconsideradas na contagem do mínimo)
Parte deliberadamente desconectada do tema proposto
Nome, assinatura, rubrica ou outra forma de identificação no espaço destinado ao texto
Impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação
Texto escrito em língua estrangeira
Texto com letra ilegível
Na imagem, trecho da redação de estudante que recebeu nota 980 na edição passada do Enem.
Reprodução/Luísa Barbosa
Fuga ao tema e formato
Segundo Tanay Gonçalves, professora de redação da plataforma Professor Ferretto, os critérios mais “perigosos” estão relacionados à Competência 2 da Matriz de Referência do exame (veja abaixo), que compreende a adequação ao tema e ao gênero dissertativo-argumentativo. “Se o aluno entregar, por exemplo, um poema ou uma carta no lugar de uma dissertação, a prova será zerada”, ressalta.
Cartilha do participante do Enem explica as cinco competências avaliadas na redação.
Inep
No caso de fuga ao tema, há dois cenários possíveis:
Fuga total ao tema: quando nem o assunto mais amplo nem o tema específico proposto são desenvolvidos, a redação recebe zero. Exemplo: se o tema proposto for “a visibilidade das pessoas em condição de rua”, e o candidato escrever sobre violência doméstica.
Fuga parcial/tangenciamento ao tema: quando o texto aborda só parcialmente, de forma ampla, o assunto a que o tema está vinculado. Não zera a prova, mas a perda de pontos pode ser significativa, já que afeta as Competências 2, 3 e 5 e impede notas acima de 40 em todas elas.
Cópia de textos da prova
Outro ponto de atenção é a cópia de informações dos textos de apoio fornecidos na prova de redação ou no caderno de questões de Linguagens e Ciências Humanas.
Trechos que apresentarem cópia integral ou parcial não entram na contagem mínima de linhas escritas. Assim, se restarem sete ou menos de autoria própria, a redação é automaticamente anulada.
O material do Inep explica que “a recorrência de cópia é avaliada negativamente e fará que sua redação tenha uma pontuação mais baixa ou, até mesmo, seja anulada como cópia”.
LEIA TAMBÉM:
Estudante que já zerou redação do Enem comemora após tirar 920: ‘Eu dei um grito’
Redação do Enem 2025: professores dão 9 palpites para o tema
No primeiro caso, o candidato recebe apenas 80 dos 200 pontos possíveis na Competência 2 se “desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão”.
Vale lembrar que essa competência (veja o quadro abaixo) também avalia a capacidade de o aluno apresentar repertório sociocultural próprio.
Competência 2 da redação do Enem.
g1
Como evitar que a redação seja zerada?
Antes de tudo, o candidato deve fazer “uma boa leitura dos textos motivadores e da frase temática, pois são esses os elementos que norteiam a escrita da redação”, lembra Maysa Barreto, assistente pedagógica da plataforma Redação Nota 1000.
A redação deve contemplar a proposta indicada na frase-tema de forma integral. Deixar o tema subentendido, por exemplo, não é suficiente. Isso porque ela “deve ser compreendida, até mesmo, por um(a) leitor(a) que não tenha tido acesso à proposta de redação na qual ela foi baseada”, orienta a Cartilha.
Para garantir a adequação, “mencione o tema pelo menos quatro vezes ao longo da redação – considerando os quatro parágrafos da estrutura básica da dissertação”, recomenda Tanay.
A repetição do tema não precisa ser literal em todas as menções. “Colocar todas as palavras-chave e seus sinônimos ao longo da redação, garantindo uma boa progressão temática: elas são os substantivos, adjetivos e advérbios presentes na frase tema”, indica Maysa. Quanto ao critério de cópia, ela frisa:
“O Enem quer uma produção autoral. É possível aproveitar ideias que surgirem ao longo da leitura, como as razões da persistência do problema. Mas, se a maior parte da redação for cópia ou paráfrase de textos apresentados pela banca, a redação é zerada”, alerta Maysa.
️💡No dia da prova, antes de passar o texto do rascunho para a folha de redação, vale fazer um checklist considerando as cinco competências avaliadas pelo Enem. Assim, o aluno se certifica de que todos os requisitos foram atendidos e não há erros graves que possam levar ao zero.
O que o Enem considera como ‘parte deliberadamente desconectada do tema proposto’?
Esse item corresponde às reflexões do participante sobre o próprio exame, bilhetes para os corretores, mensagens políticas, orações, músicas ou trechos de poemas.
➡️ Isso não impede o uso de uma mensagem de protesto ou uma letra de música, por exemplo, como parte do repertório, desde que as passagens estejam devidamente articuladas à argumentação construída. Ou seja, não apareçam de forma isolada.
“Em suma, para ter sua redação anulada por esse critério, é preciso que você insira, de forma proposital, pontual e desarticulada, elementos estranhos ao tema e ao seu projeto de texto e/ou que atentem contra a seriedade do exame”, resume a Cartilha do Candidato.
Ferir os direitos humanos pode zerar a redação?
Em 2017, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que o Enem não poderia mais zerar automaticamente a redação de candidatos que desrespeitem os direitos humanos.
O que ainda pode acontecer é ter a nota zerada na Competência 5 da Matriz de Referência – que avalia, em até 200 pontos, a capacidade do estudante de “elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos”. Entenda no link abaixo como funciona e quais cuidados tomar:
Redação do Enem: nota pode ser zero na competência 5 em caso de desrespeito aos direitos humanos