Enem 2025: Professor dá dicas de organização do tempo na reta final


Aplicativo do Enem
Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Com as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) cada vez mais próximas, milhões de estudantes em todo o Brasil precisam organizar melhor o tempo de estudo, adotar estratégias para manter a calma e a concentração, além de cuidar da saúde (física e mental). Até que cheguem os dias 9 e 16 de novembro (datas das provas na edição de 2025), cada instante vale para se preparar do jeito certo.
O professor Rowlian Luciano Dantas, que há 30 anos ensina Química no ensino médio, em curso pré-vestibular e em universidades, orienta que o primeiro passo nos preparativos deve ser a elaboração de um cronograma que equilibre conteúdo para estudo, pausas estratégicas e autogestão.
Rowlian Luciano Dantas leciona há 30 anos e já preparou estudantes em vários níveis de graduação
CMD/Divulgação
De acordo com ele, estratégias importantes para manter a calma e a concentração durante as provas incluem técnicas de respiração, foco, alimentação leve e treino de simulados. Importante pesquisar: alimentação na véspera e no dia da prova (o que comer e o que evitar).
Também é preciso ter em mente os preparativos para a redação, como praticar a argumentação em momentos do dia a dia, por meio da leitura de jornais, portais de notícias, assistir a vídeos sobre temas atuais e escrever pequenos textos sobre eles. Por fim, mas não menos importante, a manutenção de uma rotina saudável de atividades, com dicas de descanso, alongamento, equilíbrio físico e mental.
Revisão dos conteúdos estudados na escola
Na avaliação do professor, é importante priorizar a retomada dos conteúdos que são estudados em sala de aula.
“Não é tentar aprender tudo nas duas últimas semanas. Então, de preferência, selecione os principais conteúdos que o professor revisar nessas semanas, os chamados aulões pré-ENEM. Nada de tentar aprender tudo de última hora”.
Simulados ajudam a assimilar conteúdos
Para Rowlian, fazer testes simulados – que muitas vezes incluem questões que já estiveram em provas anteriores do Enem – ajuda a esclarecer quais são as facilidades e dificuldades para o estudante.
“Você tem que estudar as provas antigas para conhecer melhor o estilo da prova. Elabore um cronograma de estudos focado nas disciplinas, principalmente naquelas em que se tem mais dificuldade”, ressalta.
Saúde física e mental são essenciais para se ter bom desempenho
Segundo o professor, nos preparativos para a enigmática redação é fundamental manter a calma e cuidar da saúde física e mental.
“Tem que fazer exercício físico, descansar e relaxar. É bom visitar o local da prova para prever rotas e, assim, evitar atraso. Nos dias 09 e 16 de novembro, leve uma caneta preta transparente, que é a que se pode usar durante a prova”, orienta.
O relaxamento, acrescenta, é importante para preparar o candidato para as muitas horas que passará diante das folhas de provas.
“Faça intervalos de 20 a 30 minutos no meio dos seus estudos. Quando você interrompe os estudos por algum tempo, seja para lanchar ou repousar, essa pausa é muito proveitosa. Isso é fundamental par protegê-lo de uma eventual estafa, cansaço mental”, acrescenta.
Observar dificuldades e facilidades ajuda a focar no que é preciso assimilar
Para o professor, a organização do estudo ajuda a saber quais são as principais facilidades e dificuldades.
“Quando o estudante sabe que tem mais dúvida em determinado conteúdo, precisa dedicar um tempo maior a estudá-lo. É o momento de buscar material de apoio em apostila, livro, na internet, etc. Tente assimilar esse conteúdo nessa reta final”, reforça.
Dicas para mandar bem na redação
Para escrever bem a redação do Enem, a leitura de textos argumentativos é fundamental.
“Nesses últimos dias, priorize também outros gêneros textuais, tais como crônicas, notícias de jornal impresso, notícias online, reportagens de revistas, artigos de opinião, entre outros. Ficar bem-informado irá ajudá-lo a expandir seu vocabulário e a escrever um ótimo texto”, acrescenta.
Ter tudo em mãos nos dias de prova
Logo após cada nova edição do Enem, a internet e os meios de comunicação tradicionais são tomados por relatos de estudantes que, mesmo que tenham se preparado bem quanto aos conteúdos, viveram momentos desafiadores ao não terem em mãos documentos obrigatórios ou chegaram atrasados.
“Você precisa se organizar e deixar separados os documentos de maneira antecipada, para não ter que sair correndo de última hora procurando por eles. Pode ocorrer algum imprevisto de última hora. Então leve os documentos obrigatórios, como a identidade (RG), ou a CNH, quem tiver, e a caneta preta de tubo transparente. É importante ter o cartão de prova e ficar atento para não se atrasar. Organize rotas previamente e chegue no tempo previsto”, acrescenta.
Chegada ao local da prova também inspira cuidados
Após a chegada ao local, e iniciada a prova, é importante conferir todos os dados.
“Quando você receber o cartão-resposta e a folha de redação, confira seus dados. Verifique se está tudo correto nesses instrumentos e o seu nome completo na lista de presença. Então, antes de começar a prova mesmo, confira o caderno de questões, para ver se não estão faltando páginas. Se houver algum problema nesse sentido, comunique imediatamente a quem está fiscalizando a sala”, orienta o professor.
Ignorar pressões externas também ajuda
O professor do Colégio Marista Diocesano, que já preparou milhares de estudantes para Enem e concursos públicos, explica que outro grande segredo é saber lidar com as pressões externas.
A pressão que o estudante sente é muito grande. É família cobrando bons resultados, colegas do colégio vendo quem se sai melhor ou pior, namorados(as), lideranças religiosas… Todos se sentem engajados no processo junto com você e, por isso, no direito de darem pitaco nesse sentido Então você tem que manter a calma, focar e acreditar que você consegue”, finaliza.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *