Estudantes em visita técnica à Cervejaria Colorado – Crédito: Divulgação – Unaerp
Competência estratégica e tecnológica
O engenheiro de produção preparado para superar os desafios apresentados pelo mercado de trabalho atual exige competência estratégica. Mais que isso, a crescente empregabilidade na área está aberta para um profissional sintonizado com a acelerada evolução tecnológica.
“Estamos preparados para esse mercado”, explica o coordenador do curso de Engenharia de Produção da Unaerp, Alexandre da Silva Mello. “A estrutura curricular é inovadora, com disciplinas ligadas à tecnologia, análise de dados, indústria 4.0, sistemas produtivos do agronegócio e gestão de serviços digitais e de saúde”, continua.
O engenheiro de Produção com perfil de analista de dados tem um diferencial bastante competitivo que o capacita para trabalhar em usinas, empresas de tecnologia, indústrias, instituições de saúde, no agronegócio, em logística, em serviços digitais, entre outros campos.
“O curso tem mais de 50 parcerias com empresas de toda a região onde podem ser feitos estudos de caso, aulas práticas demonstrativas, estágios, visitas técnicas, possibilitando interatividade com o mercado de trabalho” – Prof. Alexandre Mello, coordenador do curso de Engenharia de Produção.
O coordenador Alexandre Mello explica que o engenheiro de produção deve ser um profissional que alia estratégia, ciência e tecnologia – Crédito: TV Unaerp
Mercado de trabalho amplo e crescente oferece muitas opções para o engenheiro de produção
✔ Na indústria automobilística, metalúrgica, química, farmacêutica, têxtil, eletroeletrônica, alimentícia.
✔ No setor de tecnologia e inovação em startups, empresas de base tecnológica, inteligência artificial e análise de dados.
✔ No setor de agronegócio em sistemas produtivos, mecanização agrícola e logística de alimentos.
✔ Em saúde e serviços nos hospitais, clínicas, gestão da qualidade em serviços de saúde.
✔ No mercado de logística e transporte, empresas de supply chain, transportadoras, portos e aeroportos.
✔ No campo da energia limpa, sustentabilidade, energia renovável, gestão de processos sustentáveis.
✔ Na área de consultoria e gestão atuando em planejamento estratégico, otimização de processos, consultoria em eficiência operacional.
Bruno Pasini fala sobre sua formação na Unaerp e a realização profissional como engenheiro de produção – Crédito: TV Unaerp
Transitar com facilidade no mundo da tecnologia e da estratégia é o caminho para entrar e ser bem-sucedido neste mercado pulsante
A ciência e a tecnologia evoluem para oferecer novos recursos, otimização de processos, benefícios à saúde física e mental, bem-estar e qualidade de vida. Nas profissões, ciência e tecnologia juntas possibilitam uma prática profissional ambientalmente sustentável, mais segura e flexível aos trabalhadores e com maior produtividade e rentabilidade.
Neste ambiente, o engenheiro de produção capacitado a atuar com os recursos tecnológicos hoje disponíveis pode projetar processos industriais inovadores, seguros, conectados em ambientes com reduzida taxa de risco.
Outra possibilidade é o desenvolvimento de automatização de tarefas, liberando o trabalhador para funções que exigem a ação humana, aumentando a produtividade.
“Os cursos de Engenharia da Unaerp, oferecidos no período matutino, possibilitam aos alunos desenvolver projetos de iniciação científica e em visitas técnicas, estimulando que o estudante participe das atividades extraclasse, em contato direto com o ambiente profissional.
(Prof. Alexandre Mello, coordenador do curso)
A promoção de trabalhos mais significativos e humanos, com menor custo e maior eficiência é outra das diversificadas possibilidades de atuação do engenheiro de produção formado para atuar na indústria 4.0, em desenvolvimento de processos e serviços automatizados e com sistemas integrados, em projetos de melhoria contínua e inovação.
Estes são somente alguns campos de atuação que estão em contínuo desenvolvimento, ampliando ou otimizando as tarefas do engenheiro de produção alinhado com os novos ambientes profissionais.
Leia mais sobre o curso de Engenharia de Produção da Unaerp e saiba mais sobre a avaliação máxima (Conceito 5) no MEC ENADE E CPC
Alunos participam da apuração de votos da Eleição de 2024 em parceria com a EPTV – Crédito: Divulgação
SERVIÇO
Quer saber mais?
Acesse o portal da Unaerp
Veja também: Unaerp no Instagram
Clique aqui para visitar sua futura Universidade.
Use o Whatsapp para marcar uma conversa com a coordenação do seu futuro curso: 0800 771 8388