Força-tarefa vai reforçar combate às facções na Grande Terra Vermelha, em Vila Velha
Desde o dia 10 de julho, duas pessoas morreram e nove foram baleadas na Região 5 de Vila Velha, na Grande Vitória. Além disso, moradores da Grande Terra Vermelha reclamam de intensas trocas de tiros, violência e toques de recolher. Segundo a Polícia Militar, os ataques têm relação com a disputa entre facções rivais do tráfico de drogas.
Para reprimir a ação de criminosos, uma força-tarefa foi criada com mais de 120 profissionais para atuar no local. A medida foi anunciada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), nesta terça-feira (15), e não há prazo para que os agentes deixem a região.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
A Região 5 é composta por mais de 22 bairros. De acordo com o comandante da 13ª Companhia Independente da Região da Grande Terra Vermelha, major César, aproximadamente dois bairros estão em conflito. São eles: Ulisses Guimarães e Vinte e Três de Maio.
Planejamento de segurança
O subsecretário de Integração Institucional da Sesp, Márcio Celante, disse em entrevista ao vivo ao Bom Dia Espírito Santo que desde o início da operação, nesta terça, para retomar a segurança do bairro, três pessoas foram presas e duas armas, apreendidas.
“O nosso governador Renato Casagrande determinou o emprego de todos os recursos operacionais possíveis na região. Estamos com a força-tarefa de saturação na Região da Grande Terra Vermelha, com profissionais de segurança pública todos os dias na região. Estamos com o Batalhão de Missões Especiais, Batalhão de Ação com Cães, CORE (Coordenadoria de Recursos Especiais) , apoio da Guarda Municipal de Vila Velha, Polícia Penal e informações da nossa inteligência”, destacou.
Polícia reforça patrulhamento em operação de força tarefa na Região 5 em Vila Velha, Espírito Santo
Reprodução/TV Gazeta
Celante apontou também que os confrontos começaram por causa de uma disputa de território por pontos de vendas de drogas.
Os dois bairros – Ulisses Guimarães e Vinte e Três de Maio – são áreas de atuação do Terceiro Comando Puro (TCP), enquanto que em outros bairros da Região Cinco estão presentes traficantes do Primeiro Comando de Vitória (PCV).
Atualmente, o PCV estaria tentando tomar áreas do TCP, o que teria motivado os conflitos.
“O que a nossa equipe de inteligência tem de informações é essa busca por pontos, armamentos, que essas facções possuem. Há uma grande rivalidade para que eles consigam tomar esses territórios. E a gente observa que a medida que um território é tomado, uma outra facção vai tomar esse revide. Estamos buscando entender e tirar a comunidade de bem do fogo cruzado”, comentou.
LEIA TAMBÉM:
Acidente entre carro e moto deixa motociclista morta na BR-101, em Cariacica
Homem é rendido, obrigado a fazer Pix de R$ 15 mil e é deixado só de cueca em Cariacica
Teto de abrigo para crianças e adolescentes desaba em cima de funcionária
Durante o trabalho da polícia, o subsecretário informou que o cerco de inteligência da Sesp monitora e mapeia os criminosos e, principalmente, identifica alguns veículos utilizados por eles.
“As investigações e identificações acontecem diariamente para que possamos fazer operações e prisões qualificadas”, acrescentou.
Duas pessoas morreram e outras nove foram baleadas durante confronto entre facções em Vila Velha, Espírito Santo
Reprodução/TV Gazeta
Moradores contaram que ainda na manhã desta quarta-feira (16) ônibus não circulavam na região, e que o comércio estava com toque de recolher. Questionado com esses relatos, o subsecretário afirmou que nenhuma ocorrência do tipo aconteceu desde o início da operação.
A Guarda Municipal de Vila Velha informou que reforçou o patrulhamento na região, com agentes auxiliando na entrada e na saída dos funcionários nas unidades de saúde.
A Companhia Estadual de Transportes Coletivos e de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb) disse que, por motivo de segurança, as linhas 653 e 612, que atendem à região de Ulisses Guimarães, em Vila Velha, estão operando com desvios de itinerário. Assim que a situação voltar ao normal, os itinerários voltarão a ser cumpridos integralmente.
Histórico de crimes
Quinta-feira (10)
Durante a manhã, quatro pessoas foram vítimas de ataques na Região Cinco: dois jovens foram mortos e duas pessoas foram baleadas em Barramares e São Conrado. Os bairros ficam a uma distância de cerca de dois quilômetros um do outro.
Mais de 120 agentes da segurança pública reforçam bairros da Região 5 em Vila Velha, Espírito Santo
Reprodução/TV Gazeta
Em Barramares, o ataque aconteceu pouco depois das 7h. Testemunhas contaram para a Polícia Militar que ocupantes de um carro passaram na Rua Nossa Senha da Penha atirando — a cerca de 50 metros de uma creche. Três pessoas foram atingidas: um rapaz de 18 anos, um homem de 33 anos e um padeiro de 22 anos, identificado como Gaetano de Jesus Barbosa, que não resistiu aos ferimentos.
Perto de Barramares, ainda na Região Cinco, outro ataque: o segurança Renato Conceição de Assis Junior, de 20 anos, estava andando na rua quando criminosos chegaram de carro atirando. A vítima chegou a implorar para não ser assassinada, dizendo que era trabalhadora, mas os suspeitos dispararam.
Sexta-feira (11)
Cinco pessoas foram baleadas durante um tiroteio por volta das 18 horas, em Ulisses Guimarães. Entre as vítimas estava uma criança de 9 anos e a mãe dela. A rua estava movimentada, por ser horário de retorno do trabalho e escola. Testemunhas contaram que os disparos partiram de dentro de um carro. O veículo acabou sendo encontrado no bairro São Conrado, também em Vila Velha.
Domingo (13)
Por volta das 23h, um jovem de 23 anos disse para a polícia que estava tomando sorvete em Ulisses Guimarães quando ocupantes de um veículo passaram atirando. A vítima foi atingida no peito e socorrida para um hospital de Vitória.
Segunda-feira (14)
Um homem de 45 anos foi baleado com dois tiros na perna e no braço. Ele contou para a Polícia Militar que saiu da Barra do Jucu e foi até Ulisses Guimarães para comprar drogas e, por volta das 4h30, suspeitos chegaram de carro, desceram do veículo e atiraram em direção a uma praça.
Durante a noite, Ivanilson Xavier, de 25 anos, foi morto quando saía de casa em Ulisses Guimarães. Testemunhas disseram que ocupantes de um veículo passaram atirando.
VÍDEOS: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo