Escritora roraimense fecha contrato para publicar livro pela mesma editora de Harry Potter e Clarice Lispector no Brasil


Escritora roraimense fecha contrato para publicar livro pela editora de Clarice Lispector
Clarice Lispector, Chico Buarque, Miriam Leitão e, agora, Helena Lopes! A escritora roraimense fechou contrato com a editora Rocco, uma das maiores do Brasil, para publicar o mais recente romance, Ignis Lacrimosa. O anúncio foi feito nessa segunda-feira (22) pela própria autora e pela editora.
📚 A Rocco é a responsável por publicar no país algumas das séries literárias mais populares do mundo, como Harry Potter e Jogos Vorazes. Além de sucessos internacionais, também reúne no catálogo grandes nomes da literatura brasileira, entre eles Thalita Rebouças e Milton Hatoum.
📖 Helena tem 28 anos e atualmente vive no Reino Unido. Ela celebrou a conquista lembrando a trajetória do livro, lançado de forma independente em junho de 2025 no formato ebook (para leitura digital) e que viralizou nas redes sociais. A obra chegou a ocupar o segundo lugar geral entre os mais vendidos da Amazon — feito inédito para uma “romantasia” nacional.
“Esse livro foi uma jornada fantástica na minha vida. Desde a ideia inicial até os desafios da escrita e toda a emoção que coloquei nos capítulos. Ele me trouxe momentos de dor, amor e superação, e ver que agora será publicado por uma das maiores casas editoriais do Brasil é inacreditável”, disse a autora na publicação em que anunciou o lançamento.
Autora de quase 30 obras, Helena disse que não abre mão de escrever em português: “É no português que me sinto viva e próxima da minha história”.
De acordo a editora, o livro deve passar pelo processo editorial da Rocco, com novo tratamento de texto e projeto gráfico.
Helena Lopes com o livro ‘Ignis Lacrimosa’, best seller que será publicado pela Rocco
Reprodução
🧝‍♀️ Fantasia com romance
O gênero do romance, a romantasia — mistura de fantasia com romance —, vem ganhando espaço entre os leitores brasileiros. Em Ignis Lacrimosa, dois casais vivem jornadas distintas em busca de salvar um reino de forças malignas, enfrentando dilemas de tempo, destino, conflitos amorosos e até a companhia de um dragão adolescente.
Da mesma autora de A Crisálida Dourada, a romantasia sucesso do TikTok, ‘Ignis Lacrimosa’ mergulha em um universo inédito onde uma aliança forçada entre uma princesa-bruxa e um príncipe-alquímico pode ser a única chance de salvar seus reinos — ou destruí-los
A obra chegará às livrarias de todo o país em 2026, de acordo com a Rocco, “a tempo de para a Bienal de São Paulo”.
“É um livro único, não faz parte de série. São personagens que se completam e se contradizem, com casais que vão de ‘inimigos para amantes’ a ‘amantes que viram rivais’. E tudo isso dentro de uma aventura com magia, dragões e busca por justiça”, contou a autora.
🐉 Lançamento independente e selo de best seller
Helena Lopes durante sessão de autografos de um dos livros dela na Bienal do Rio de Janeiro
Reprodução
Escrito em pouco mais de dois meses, Ignis Lacrimosa foi lançado de forma independente na Bienal do Livro do Rio de Janeiro em 2025 no formato ebook. O resultado surpreendeu até a própria autora: a obra viralizou nas redes sociais, especialmente no TikTok.
“Foi tudo independente. Eu não tinha intenção de levar o livro além do que ele já tinha alcançado, mas a repercussão foi tão grande que recebi uma enxurrada de propostas de editoras. Acabei escolhendo a Rocco pela história que ela já tem com a fantasia”, explicou.
Para Helena, ver seu livro escolhido pela mesma editora foi uma conquista quase inacreditável.
“É uma validação enorme. Eu acho que a Helena de 10 anos atrás, que escrevia escondida por medo de ser repreendida, sem contar para ninguém, que fazia as capas no paint jamais acreditaria nisso”, disse.
🌎 De Roraima para o Mundo
Autora roraimense Helena Lopes coleciona best sellers no genero românce e fantasia
Reprodução
Formada em marketing e arquitetura, Helena nasceu em São Luiz, no Sul de Roraima. Começou a escrever ainda adolescente e publicou o primeiro romance aos 18 anos. Hoje, soma quase 30 livros escritos, alguns lançados independentemente e outros que fizeram sucesso em bienais pelo Brasil. Mas a jornada nem sempre foi fácil.
“Durante muito tempo eu escrevia escondida, com vergonha do que poderiam pensar. Venci preconceitos, críticas e dificuldades financeiras. Persisti e agora tenho essa comunidade de leitores que me fortalece”, contou.
Ela destacou ainda que manter a escrita em português, mesmo vivendo na Inglaterra, é uma forma de estar conectada ao Brasil. Para a autora, mais do que um sonho, a conquista representa bom momento para autores independentes.
“Vejo tantos escritores brasileiros com qualidade enorme, mas que não recebem o mesmo espaço que os estrangeiros. Esse momento é também um reconhecimento de que a nossa produção [brasileira] merece estar nas grandes editoras”, afirmou.
O livro Ignis Lacrimosa pode ser adquirido (ainda pelo lançamento independente em ebook) através do link.
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *